quinta-feira, 8 de março de 2018

Assim está o futuro Órgão para a Sé


O passado
Em 26 de julho de 1895 o Arquitecto Rosendo Carvalheira a discursar perante a Real Associação de Arquitectos traçou o destino da Sé da Guarda e entre 1899 e 1921 deu-se a destruição de uma parte importante da Sé. Seguindo os Precieitos de Rosendo Carvalheira foram retirados da Sé da Guarda, tendo desaparecido, todos os elementos que não fossem Românico/Góticos,
Os altares e o órgão foram desmontados. Em relação ao órgão ainda houve a intenção cde o montar sobre a porta principal. Foi só intenção. Desmembrado restam poucas peças.  
O futuro
O futuro órgão de tubos para a Sé da Guarda continua sem futuro conhecido. Devemos estar perto de comemorar os 125 anos da destruição do antigo órgão. Pode ser que agora seja de vez a sua compra e instalação. Actualmente a Sé da Guarda é a única Sé que não tem órgão de tubos.
Vejamos as declarações mais recentes:
05 de Janeiro de 2009  - Jornal «A Guarda»
Projecto do órgão para a Sé da Guarda apresentado dentro de dois meses
Trabalho entregue a Gerhard Grenzing, maior especialista em órgãos ibéricos
Quanto à localização do órgão na Catedral, as medições foram feitas, para a zona da porta que dá para a Praça Velha, para o sítio dos cantores.
24 de Setembro de 2015 -  Jornal "A Guarda"
Foi anunciado durante a reunião do executivo camarário da Guarda, no dia 21 de Setembro, que a instalação de um novo órgão na Sé Catedral da Guarda será contemplada com uma verba de 340 mil euros do Pacto de Desenvolvimento de Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).
20 de Junho de 2016 - Lusa
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, anunciou esta segunda-feira que nos próximos três anos a autarquia prevê investir 15 milhões de euros em várias obras de regeneração urbana, requalificação de património e escolas.
Segundo o responsável, no plano de projetos apoiados pela CIM-BSE estão, entre outros, a instalação de um órgão de tubos na sé (400 mil euros)
1 de Março de 2018 – Rádio Altitude
Órgão da Sé da Guarda pesará 12 toneladas e custará 600 mil euros, com financiamento em 85 por cento
A Catedral da Guarda é a única que não tem um órgão de tubos. O projecto existe e que está a ser objecto de negociação entre a Diocese e o Estado, através da Direcção Regional de Cultura do Centro, que assegura o financiamento de 85 por cento do custo estimado em quase 600 mil euros. Mas o processo é demorado, reconhece o vigário-geral, Manuel Pereira de Matos, O local está escolhido: o instrumento ficará instalado sobre a porta Norte da Sé (a que dá para a Praça Luís de Camões) e toda a estrutura pesará 12 toneladas.

1 comentário: