quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Ainda sobre o incêndio do Rochoso

Se se confirmarem as dúvidas que existem sobre a origem do incêndio no Rochoso, pode compreender-se a atitude do Presidente da Câmara quando disparou em várias direcções.
O Presidente da Câmara escreveu uma carta ao Comandante Distrital de Operações e Socorro da Autoridade Nacional de Portecção Civil por não ter gostado do local da montagem do posto de comando, por não ter sido convidado para um “ briefing” e pela descoordenação dos meios no terreno.
Abaixo deixo o que foi publicado sobre a origem do incêndio e publicado no blogue “Crónicas do Noéme”
Sobre o incêndio do Rochoso - 1
http://cronicas-do-noeme.blogspot.pt/2017/07/sobre-o-incendio-do-rochoso.html
Se se confirmar que a origem do incêndio que lavrou no Rochoso no dia 17 de Julho foi uma operação de limpeza de bermas da estrada (conferir a notícia do correspondente da RTP no programa Especial3 sobre incêndios, transmitido na RTP3 nesse mesmo dia e depoimentos na notícia da Rádio Altitude de dia 18 de Julho)  sobram as seguintes perguntas:
1. Os responsáveis foram presentes à Justiça?
2. Havia autorização para se fazer esse trabalho, nesta época e em dia de "alerta laranja"?
3. Nenhuma autoridade fiscalizadora sabia, viu-os trabalhar e mandou parar a intervenção?
4. Que tem a dizer a Câmara Municipal da Guarda, dona da empreitada?
Sobre o incêndio do Rochoso - 2
http://cronicas-do-noeme.blogspot.pt/2017/07/ainda-sobre-o-incendio-do-rochoso.html
“Se num primeiro momento se ouviu falar na Comunicação Social na causa do incêndio que deflagrou no Rochoso, passada uma semana e voltando o tema às notícias, o assunto passou e ficaram por dar (por agora) as explicações devidas. E há muitas a dar”
“Do que li e ouvi não fiquei esclarecido e pelo contrário vi armas apontadas à "coordenação dos bombeiros e protecção civil". Da minha parte, respeito mais um bombeiro que faça, mesmo que pouco, alguma coisa na frente de fogo do que burocratas e oportunistas políticos cujo único incómodo seja regular a temperatura do ar condicionado no gabinete”.
Oportunistas profissionais e malabaristas (estes brincam igualmente com o fogo, embora não estejam no circo) conseguiram mais uma semana sem que se fale nas responsabilidades do incêndio. Hão-de vir a terreiro.

3 comentários:

  1. Pelo que ouvi não foi só o incêndio do Rochoso que começou dessa maneira, o do Bairro Nossa Senhora dos Remédios também se diz que foi devido à limpeza das bermas da VICEG.

    ResponderEliminar
  2. Caro 2006
    O incêndio do Bairro da Senhora dos Remédios é seguro que não começou na limpeza das bermas da VICEG
    A Oliveira

    ResponderEliminar