domingo, 21 de maio de 2017

Câmara da Guarda oferece cobertor de papa ao Papa Francisco

Foto Internet, Autor desconhecido
Mais uma promessa cumprida. Aí está o momento histórico para o cobertor de papa.
22-07-2016 09:15 | País. Porto Canal com Lusa. Guarda
“O presidente da Câmara Municipal da Guarda disse hoje que a autarquia planeia oferecer um cobertor típico da região - conhecido por "cobertor de papa" -, ao papa Francisco, por ocasião da visita a Portugal em 2017”.
“O autarca Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP) disse hoje à agência Lusa que a decisão foi tomada no âmbito da estratégia de promoção daquele produto por parte do município, por a sua denominação também estar relacionada com o representante máximo da Igreja Católica”.
“A peça destinada ao papa Francisco já foi encomendada pela Câmara Municipal da Guarda à Escola de Artes e Ofícios de Maçainhas, a única organização do concelho que produz aquela manta tradicional a partir de lã churra de ovelha”.
"Vai ser feito e, naturalmente, que tentaremos por todas as formas que [o cobertor] chegue" ao papa”.
"(...), então nós vamos financiar esse fabrico, essa produção do cobertor de papa e na vinda de Sua Santidade o papa Francisco a Fátima, em maio de 2017, como está pré-anunciado, nós tentaremos fazê-lo chegar. Claro que haveremos de percorrer as vias e os canais adequados", disse hoje à Lusa.
O autarca adiantou que os responsáveis da Escola de Artes e Ofícios "estão a trabalhar" no projeto, mas que ainda não foi definido o motivo decorativo do artigo destinado ao papa, porque ainda existe "muito tempo pela frente".
No entanto, garante que será fabricada "uma peça especial" que "faça jus à história" do cobertor que na região da Guarda também é conhecido por "cobertor de pelo" e "manta lobeira".
O brasão da cidade existente na sala António de Almeida Santos, nos Paços do Concelho, também é feito em tecido de cobertor de papa

Sem comentários:

Enviar um comentário