terça-feira, 15 de novembro de 2016

Percursos Urbanos Temáticos na Guarda

Recentemente o Museu da Guarda organizou uma rota pela cidade a que chamou “Percurso Unamuniano”.
Estas rotas guiadas pelas ruas da cidade, fizeram história em tempo não muito distante, sobretudo as que foram organizadas pela Delegação da Guarda do INATEL. Ainda no dia 5 de Outubro se realizou a Rota Republicana.
Este retomar das rotas é um acto cultural de grande importância, no entanto não compreendo a escolha de Miguel Unamumo para esta nova rota.
O que sei de Unamuno é que há uma rua na Guarda com o seu nome, que está pendurada uma pintura com o seu retrato na Torre dos Ferreiros, que no princípio do século XX passou uma vez pela cidade a caminho do litoral, desceu do comboio, subiu à cidade, dormiu na Pensão Santos, visitou a Sé e foi-se tão rapidamente como chegou. Durante a viagem escreveu alguma coisa sobre a Guarda e parece que não foi nada de elogioso.
Unamuno foi um pensador espanhol, professor na Universidade de Salamanca, franquista durante algum tempo e pouco mais sei sobre ele e apenas li o que vem na Wikipédia, lamento a minha ignorância.
Sei muito mais de José Saramago, prémio Nobel da Literatura, que não tem nome de rua na Guarda, mas veio à Guarda, dormiu no Hotel Turismo, visitou o Distrito, escreveu muito e bem e ninguém lhe dedica uma rota temática.
Poderia acrescentar muito mais rotas, mas há uma que deveria ser criada com urgência, que é a rota dedicada a Eduardo Lourenço, mas não será fácil, estamos mais virados para Salamanca e de lá agora “já são bons ventos e bons casamentos”. Será porque se desconhece o que há do lado de cá?
É também por isso que há informação de última hora do Museu da Guarda: Vão chegar mais charters e paletes de espanhóis à Guarda
 “No mês em que a Guarda volta a ser Cidade Natal, o Museu da Guarda abre um corredor desde Madrid... Novidades em breve... “
“Maillo se reparte entre Madrid y Guarda. Llevará a Portugal “Del Jardin del Bosco”.
“Florencio Maíllo; Hugo Faustino; Sergio Pissarra; Juliana Almeida; Ana Maria Barbosa; Fatima Barbosa; Jose Manuel Branco; Candida Paulo; Ana Leonor Silva; Sonia Andrade”.
E pronto, aguardamos pelo próximo percurso.

5 comentários:

  1. Depois do visto do tribunal de contas para 19milhões de euros de empréstimo muitas, rotas, festas e feiras se podem fazer.
    A campanha autárquica já está assegurada.

    ResponderEliminar
  2. Ridículo, patético e doentio é isto:

    ....... Onze quilómetros. Mais de uma centena de participantes. Diálogos entre caminhantes e diálogos com a paisagem. Entre azinhagas, calçadas antigas, soutos densos, fontanários à beira dos caminhos, pontões e uma neblina que infundia à manhã a reserva diáfana de um tempo revisitado, a numerosa participação garantiu que a aposta foi ganha: a Rede de Percursos Pedestres projectada pelo Município da Guarda – o primeiro deles fica desta feira posto à disposição dos cidadãos – é uma oferta que vem satisfazer um universo cada vez maior de pessoas atreitas a usufruir dos prazeres dos campos, da serra e dos tesouros do património histórico-cultural do Concelho da Guarda. O castanheiro gigante de Guilhafonso, o monumento megalítico conhecido por Anta da Pera do Moço, são etapas deste trajecto que é, no seu todo um mirante privilegiado sobre a paisagem de granito.
    Bem-hajam aos que nos acompanharam. E aceitem o desafio: passem pelo Museu Regional da Guarda ou pelo Wellcome Center da cidade, leve um flyer e ponha-se a caminho de uma viagem soberba. ........

    Está este texto numa página do Museu, nitidamente escrita pelo Sebastião templário que, entre outras enormidades, diz que o percurso da Pera do Moço é o primeiro. O primeiro!!!! Quando já existem sete!!! A criatura acha que a história começou com ele. Mas o pior é ver lá nos bonecos não digo um presidente que nem é de cá mas um vereador que tinha dever de honestidade moral de já mandado tirar dali a legenda ridícula mas nem para decidir isso é capaz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente são ridículos quando num lado dizem que chegou a "modernidade" e noutro promovem o trilhos menos um, menos dois, menos três, etc (visto que o agora aberto é o "primeiro"):
      http://www.mun-guarda.pt/Portal/conteudo.aspx?SS=conteudos&Lista=Est%C3%A1ticos&ID=23

      Eliminar
    2. Trilhos que outros executivos fizeram e mesmo assim esqueceram-se do de Maçainhas.
      Com tanto tempo no facebook sobra pouco tempo para trabalhar, para fazer manutenção e actualização, até do site, quanto mais dos sítios.

      Eliminar
    3. Ao anónimo das 19h40: Com este comentário acabou de arruinar os trilhos que já existiam. Não deveria ter lembrado que tinham sido outros a fazer. Agora AA vai deixar de os promover e de os tratar e no próximo mandato vai requailifica-los e afirmar que já deveriam ter sido feitos há décadas. E claro que os vai alcatroar para ninguém apanhar pó ou estragar os sapatos e nas bermas plantar umas florzinhas.
      A Guarda está cada vez mais parecida com uma cena à Monty Python.

      Eliminar