sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Septuagenário que criticou deputado Carlos Peixoto do PSD condenado a pagar 4.200 euros

Foto: Painel no interior da Câmara Municipal de Gouveia
Da Agência Lua: 27 de Outubro de 2016
A carta aberta dirigida ao parlamentar eleito pelo distrito da Guarda começa com uma citação de Oscar Wilde: "Os loucos por vezes curam-se, os imbecis nunca".
Um homem de 72 anos residente em Coimbra vai ter de pagar 4.200 euros por um crime de difamação contra o deputado do PSD Carlos Peixoto, segundo um acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra (TRC).
O arguido tinha sido condenado pelo Tribunal de Gouveia ao pagamento de 1.200 euros de multa, além de uma indemnização de três mil euros ao deputado social-democrata, mas recorreu para o TRC que confirmou agora a decisão.
Em causa está uma carta aberta escrita pelo septuagenário, reformado, em resposta a um artigo de opinião do parlamentar, no qual este se referia ao envelhecimento da população portuguesa como a "peste grisalha".
Na missiva, o arguido dá a entender que Carlos Peixoto tem aversão aos idosos e usa expressões que, segundo os juízes desembargadores, são "insultuosas e suscetíveis de abalar a honra e a consideração pessoal, política e familiar do assistente".
Para os juízes desembargadores, a carta aberta, que foi publicada num jornal local em 2013, "nada tem a ver com o confronto de ideias e apenas pretende rebaixar o assistente".
"O arguido pode não gostar do artigo de opinião escrito pelo assistente e tem o direito de o criticar e atacá-lo de forma contundente. Porém, o direito da liberdade de expressão tem limites", refere o acórdão, datado de 12 de outubro e a que a Lusa teve hoje acesso.
"A dimensão do nome que o titula como cidadão deve ser inversamente proporcional à inteligência - se ela existe - que o faz blaterar descarada e ostensivamente composições sonoras que irritam os tímpanos do mais recatado português", lê-se num excerto da carta escrita pelo arguido.
Nota: Daqui por um ano o Estado Português vai receber a seguinte nota do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem: Os Vossos Tribunais continuam a impedir a liberdade de expressão por isso os contribuintes são penalizados e pagarão a indemnização devida ao septuagenário. E a todos os outros septuagenários que foram insultados por este "deputadinho". 

3 comentários:

  1. Direito à indignação, já. Por certo, que será um deputado que, junto dos idosos, perdeu o crédito político. Será que o partido que representa lhe valerá? Venha o partido a terreiro.

    ResponderEliminar
  2. O senhor de 72 anos apenas respondeu à letra a uma ofensa a todas as pessoas mais idosas do nosso país, uma ofensa gratuita e de muito mau gosto ... como de mau gosto é a decisão dos tribunais

    ResponderEliminar
  3. Basicamente um cidadao ( deputado) classifica de peste uma consideravel percentagem de cidadaos de portugal e tudo tem de ficar bem, um cidadao (pontual e tuga tipico responde a letra ao cidadao anterior) e aqui del rei que é uma ofensa de lesa patria.
    É caso para perguntar quem paga a esse deputado? Será de bom tom um deputado pertencer a um partido que promete uma coisa e depois faz o inverso e tudo fica bem? Sera que um representante tem o direito de marginalizar quem o elegeu e tudo tem de ficar bem? Será que quem trabalhou e pagou os seus impostos honrrada e honestamente e agora vive da pensao resultante de uma vida inteira de trabalho tem de aceitar ser vilependiado na sua honra, e o inverso jao nao e aceite?? Ha portuguesea de primeira e outros de segunda, ou sera que devemos caminhar para uma sociedade canibal que pura e simplesmente devora aqueles que ja contribuiram no passado??

    ResponderEliminar