domingo, 18 de setembro de 2016

Jornadas Europeias do Património

Do sítio do Museu da Guarda
“Nos dias 23, 24 e 25 de setembro decorrerão as Jornadas Europeias do Património 2016, uma iniciativa do Conselho da Europa, este ano subordinadas ao tema Comunidades e Culturas.
Este tema tem como objetivo destacar e envolver as múltiplas formas de comunidade, comunidades locais, escolares, de bairro, clubes, associações ou outras preocupadas e vocacionadas para o conhecimento, proteção, desenvolvimento, utilização e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas. Compreender os elos de ligação entre o património e a(s) comunidade(s) contribui para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões.
O Município da Guarda associa-se a esta iniciativa com a “Semana do Património”, um conjunto de atividades que pretende destacar a importância do património material e imaterial do Concelho”.
É fácil:
Pega-se no Programa do TMG
Junta-se ao Programa dos Jogos Tradicionais
Cola-se o Programa da Biblioteca
Adicionam-se as visitas à Sé, Centro Histórico e Torre de Menagem sempre iguais
E estão feitas as Jornadas Europeias do Património 2016, 2015, 2014, 2017, 2018
Lamentavelmente não associaram a estas Jornadas a verdadeira Jornada de Património Cultural Popular que é materializada com a Feira Farta. Aí sim, vai aparecer a cultura diversificada, desde a batata ao vinho e da nossa terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário