sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Debate sobre os projectos em curso na Guarda

Um grupo de cidadão vai promover um debate sobre os projectos que a Câmara tem para alguns pontos da cidade.
Quando a Câmara anunciou a “Guarda Renasce” disse que iria apresentar uns quantos projectos para locais emblemáticos da cidade: Rua do Comércio, Largo da Misericórdia, Tore dos Ferreiros, Jardim José de Lemos, Parque da Cidade, entre outros.
Nessa apresentação foram apresentados uns bonecos e não projectos, não tendo havido discussão, nem entrega de documentação aos jornalistas.
Agora um grupo de cidadão vai tentar relançar o debate sobre alguns destes projectos.
A sessão vai realizar-se na próxima terça-feira, 27 de Setembro, pelas 17H30, no Paço da Cultura.
O grupo convidou para tal o arquitecto Henrique Schreck e o professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Luís Martins.
 Alguns temas:
No parque dizem querer «ficar com todas as árvores» e são contra o pavimento previsto no prtojecto.
«A betonilha seria muito dura para quem vai ao parque correr e emanaria mais calor nos verões já de si demasiado quentes», além do risco de «impermeabilizar os solos». Exigem, por isso, «saibro nos pavimentos, uma opção drenante e ecológica».
Em relação ao Jardim José de Lemos questionam que se retire «o buxo em redor do jardim», que se use também betonilha nos caminhos, que se troque «pedra antiga do lancil dos canteiros por metal» e que se subsituam os bancos.
Também colocam dúvidas quanto às intervenções no largo da Igreja da Misericórdia e na Rua do Comércio.
«Algumas intervenções pretendidas pela Câmara Municipal da Guarda levantam questões que queremos ver repensadas pelas autoridades camarárias».

Sem comentários:

Enviar um comentário