quinta-feira, 14 de abril de 2016

Ecos da Reunião do Executivo – Abril 11

Chafariz da Dorna
No passado dia 11 de Abril realizou-se mais uma reunião do Executivo Camarário.
O que se passou, o que se decidiu e o que constou na reunião
1 – Comemoração do 25 de Abril
Sessão solene dedicada a António Almeida Santos
Atribuição de nome de Avenida António Almeida Santos a dois troços da VICEG
“A Catraia da Alegria, junto à subestação da EDP, a rua recuperada pela EDP, vai receber o nome da artista plástica Evelina Coelho”
Abílio Curto, Ex-Presidente da Câmara da Guarda, foi convidado para a sessão solene, recusou, dizendo que não seria a “peninha no chapéu”.
Haverá uma ida ao Jarmelo, talvez para ver e protocolar a recuperação do pano de muralhas que caiu. A confirmar. O Presidente zangou-se com o Jarmelo por ter sido avisado pela Comunicação Social do desabamento da muralha. O Jarmelo já disse que talvez não seja bem assim.
2 – Vender um terreno junto ao Parque Industrial e que estava reservado para a construção do Quartel da GNR. (Quando é preciso dinheiro vendem-se os dedos e os anéis). O Presidente adiantou que se um dia a GNR precisar de terreno para o quartel, o futuro executivo trata do assunto. (Concluindo a GNR não terá no futuro quartel novo)
3 - O Presidente anunciou que no dia 25 de Abril será inaugurada a requalificação das obras ambientais na “antiga fábrica rádio” no Barracão, Panóias. Consta-se que o Presidente da Junta das Panoias, convidou o Presidente da Câmara e Comitiva, Secretário de Estado e comitiva e o público em geral para almoço ou lanche. Como se sabe a obra é do Governo Central com dinheiros da UE e que visa requalificar todas as zonas de minas ou não que sejam radioativas. É de lembrar que o projecto está incompleto, nomeadamente o museu/centro de interpretação e mais algumas obras que poderão não ser concluídas a tempo.
4 - Erros técnicos não permitem, pela segunda vez, aprovar o grande aumento das taxas a pagar pelos comerciantes para afixação de toldos e suportes publicitários no exterior das lojas-
O primeiro “erro técnico” aconteceu em Março com os preços demasiado altos. O segundo “Erro Técnico” aconteceu agora ao apresentarem o projecto sem valores das taxas. Adiado outra vez.
O Presidente adiantou que quem descobriu os “Erros Técnicos” não foi os Vereadores da Oposição, foram os Vereadores da Situação.
5 – “A empresa Vivacine anunciou o despedimento coletivo dos trabalhadores das salas de cinema”. “A projeção de filmes está agora dependente da contratação de um novo operador”.
“A autarquia da Guarda garante, no entanto, que a projeção de cinema não está em causa na cidade”.
Será que se refere às projecções no TMG?
7 – Foi anunciado que o projecto vencedor do Orçamento Participativo 2016 foi a Requalificação do Chafariz da Dorna e envolvente., com 50% dos votos (43 votos). Os outros dois tiveram 21 cada. De realçar a pouca participação.
E não se tendo sabido mais nada, se dá por terminada esta mensagem que, como sempre, é por mim assinada.
PS – Fora da acta: Não gostei da actuação dos Vereadores do PS ao votarem a favor os nones das ruas, também não gostei da maneira “fácil” com que votaram a favor a venda do terreno d ex-futuro quartel da GNR e ainda o tema da requalificação dos terrenos no Barracão. Neste último caso não se percebeu que faz convites para a inauguração, se o Governo, se o Presidente da Câmara ou o Presidente da Junta.

14 comentários:

  1. Tambem nao adianta saber quem convida quem e para que.
    Basta dizer que no final vao ser os mesmo de sempre a estar presentes, a bater as palmas e a dar as palmadinhas nas costas.
    Como recompensa ficam retratados no face para a posteridade, e com a eterna gratidao virtual do grande lider, pelo reconhecimento e grande capacidade de lhe fazerem as vontades.
    Porque no final so a grande estrela vai brilhar no firmamento inaugurativo.

    ResponderEliminar
  2. o ponto 4 não é para aumentarem as taxas mas sim para talvez rectificarem o dito aumento. Sejam verdadeiros e não sejam tanto PS. O PS é passado e está acabado nesta cidade. O que estes estão a fazer mal os anteriores nada fizeram. Nada! Era vê-los em festas particulares. Na Câmara não se viam. Estes pelo menos ainda fazem algumas festas públicas e vão se vendo, pelo menos nas fotos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário esclarecedor. Só falta dizer que festas particulares eram essas, porque para saber delas deve ter participado.
      E o ponto 4 como diz e bem é para RECTIFICAR AUMENTOS que é como quem diz AUMENTAR AS TAXAS.
      Sou dono de um estabelecimento e sei bem o que estes fazem e outros já fizeram. E sobre este assunto foi no tempo do PS que se isentaram as taxas das esplanadas na época baixa e por isso a Guarda tem hoje esplanadas durante o Outono e o Inverno.
      E nunca vi tantas festas como neste tempo e na maioria delas para pagarem festas particulares a meia dúzia.

      Eliminar
    2. Por acaso a isenção de esplanadas foi proposta do PSD...

      Eliminar
  3. Mas há oposição? Há vereadores do PS? Não se nota...

    ResponderEliminar
  4. Caro/a Luz
    "O ponto 4 não é para aumentarem as taxas mas sim para talvez rectificarem o dito aumento. Talvez queira dizer ratificar o aumento. Rectificar já o tinham feito e saiu em branco.
    Muito bem Luz, também é dos que andou nas festas particulares e agora que mudou o poder muda também e vai para as festas públicas para ser visto. Infelizmente há cada vez mais disso.
    Quanto a obras, de novo ainda só foi a rotunda da Luz (coincidência o nome) e já partiu.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voltando ao ponto 4. Repito as palavras RECTIFICAR e TALVEZ. As taxas foram aumentadas, mal aumentadas no meu ponto de vista. O aumento foi ridículo. Espera-se que agora desçam, daí o "talvez". Quanto às ditas festas, garanto-lhe que não sou de festas nem pertenço a qualquer dos sistemas, mas conheço muito bem o envolvimento das festas, assim como estando o senhor sempre tão bem informado, também deve conhecer.
      Sabe tão bem falar mal das festas atuais (que também acho que muitas delas são inúteis e servem apenas para distrair o povo), mas esquecem-se de tudo aquilo que o PS não fez nestes dois últimos mandatos, a vergonha que foram as eleições do PS, aquilo que é o PS atual, já para não falar da estagnada PLIE, etc. A Guarda só não perdeu mais porque não tinha nada para perder. Estava vazia! A Guarda foi ao fundo e foi o PS que a enterrou. Tudo que agora vier de novo já é uma vitória para a Guarda, ainda que seja em jeito de festas.
      Na minha modesta opinião o PS nesta cidade foi uma fraude e os guardenses deram conta disso nestas últimas eleições. Ainda a tempo, esperemos.

      Eliminar
  5. O anonimo queria dizer certamente RATIFICAR... (mas nao é dissiminar ratos pelas taxas....)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto vivemos num país onde alguns compram habilitaçoes literarias em universidades/institutos privados da treta e outros estudam e aprendem. A sociedade está a mudar a mascara a cair. O problema é que na Guarda já não há pessoas - emigraram ou migraram....

      Eliminar
    2. Concordo. Muitos licenciados envergonham-nos todos os dias... nem escrever sabem (como se vê por estes comentários anónimos mas bem identificados pela sua escrita). Estudem! depois venham para a política.

      Eliminar
    3. O principal problema é que muitos Licenciados realmente estudaram, mas fugiram da politica a 7 pés, porque não querem nada a ver com demagogias, shows off's , festas e festarolas e afins.

      Eliminar
    4. A Guarda tanto no nosso PSD como no PS tinha jovens de elevado potencial, com elevada capacidade política e intelectual, mérito pessoal, mas esses foram ganhar muito dinheiro para grandes empresas privadas.
      Isso já foi no século passado. O que ficou foi o refugo do mais incompetente que grassa a Guarda, da Direita até à Esquerda passando pelo Centro sem cérebro.

      Não se esqueçam isso foi no século passado agora sobra o refugo.

      Eliminar
    5. No século passado também havia adultos com competência e com seriedade. mas isso foi no século passado, porque neste século vão às festas e aplaudem de pé quem paga mais porque uns e outros só vivem de favores.
      Ah pois só há um problema - é que os adultos de agora seriam os tais jovens do século passado. E mais alguns que nem são de cá mas cá vieram parar a aproveitar-se da máxima "Em terra de cegos quem tem um olho é rei".
      A Guarda não é de cegos mas anda muito cega.

      Eliminar
  6. Ao transformar uma VICEG (via de cintura externa da Guarda)em Avenida, portanto em arruamento)cria-se um precedente grave que, eventualmente, poderá ser pretexto para outros fins, como construção. Se tal vier acontecer não teremos uma Viceg mas uma vicig ( via de cintura interna da Guarda).Uma subversão do projecto inicial.Aviso à navegação. Este presidente, agora aberto,tolerante e grato com os da oposição PS do passado, vai espreitar o furo.A sua esperteza política vai abrir uma avenida de casas pela viceg.
    Afinal, relativamente às obras de descontaminação da "fábrica de urânio" e seu perímetro, no Barracão, há muita coisa por esclarecer.É hora do novo Secretário de Estado da Energia deste Governo esclarecer qual era o projecto inicial de tal requalificação do espaço, quanto aí se gastou,se a obra foi acompanhada pelos seus responsáveis ou se a Câmara se intrometeu, a partir de um vereador que ditou ordens, abusivamente,em período de férias, sobre o que restava de vestígios, considerados arqueológicos,como canalizações....Há muita areia e folclore.E a obra é do poder central!...Quase passa a ideia de que a obra foi da Câmara.Habilidades "politiqueiras...Miudezas desta Câmara.

    ResponderEliminar