sábado, 5 de março de 2016

PS Guarda; Escaramuças, batalhas e a irrelevância

O PS da Guarda, Distrital e Concelhio, sempre foi palco de grandes batalhas e pequenas escaramuças.
Após a pacificação feita por Seguro e que se manteve enquanto se manteve pela Guarda, tudo mudou com a ascensão de Albano ao poder.
As escaramuças aparecem sobretudo quando há poder e muitos a querem lugares de destaque, mas aparecem também, quando o Partido não está no poder e é necessário preservar os lugares conquistados.
Mas o que verdadeiramente mata o Partido são as grandes batalhas e aí, vou lembrar três, as consequências têm sido devastadoras.
A primeira grande batalha, surge mesmo com a primeira eleição de Albano, que deixou muitas feridas.
A segunda grande batalha, esta com mortes e feridos, deu-se com a escolha do candidato à Câmara em 2013. Os mortos aliaram-se a outras forças e os feridos ainda estão a fazer os pensos à espera da recuperação.
A terceira grande batalha está a dar-se neste momento com as eleições para Presidente da Distrital e pode ter começado com a escolha e nomeação dos candidatos a Deputados. A desistência do Candidato Brito, ficando apenas o Candidato Saraiva, ainda vai dividir mais os cacos partidos pelos candidatos e seus apoiantes.
Pouco me interessam as razões de cada um, interessa-me como cidadão, que um partido que tem pretensões a ser de novo poder na Guarda continue completamente dividido e sem programa para fazer frente ao PSD.
Por este andar, no Concelho da Guarda e em mais alguns, a irrelevância política é o futuro.
PS1: Resultado das eleições distritais conhecidas
Presidente eleito: António Saraiva com 524 votos
Brancos/nulos: 47
Votantes: 1349
Em Trancoso não apareceu a chave para abrir a sede do PS
Em Celorico votaram 204 eleitores com 194 votos para António Saraiva

8 comentários:

  1. Mas afinal no movimento Guarda Primeiro não havia só 5 ou 6 elemento do Ps, sendo a grande maioria do PSD?

    ResponderEliminar
  2. Eu na altura ouvi que havia o PSD A e a Guarda Primeiro era o PSD B.

    ResponderEliminar
  3. É por estes motivos que cada vez menos a população se interessa pela causa pública e pela política. Os partidos são de meia dúzia de iluminados os restantes militantes apenas servem para aoarecer numas reuniões de comissão política e andarem de bandeira na mão em altura cde eleições, pois os tachos e tacinhos já estão reservados sempre para os mesmos envoltos em artimanhas e outras coisas menos claras. Sou militante do partido socialista e vejo como pena que a nível do concelho o PS esteja completamente dividido e sem solução.

    ResponderEliminar
  4. Leiam o artigo da sábado , sobre os predadores. Artigo jornalístico diga-se...

    ResponderEliminar
  5. Eu com o José Albano não fico nada admirado com tantas polémicas. Fico sim com todos aqueles que sabem o que se tem passado e se deixam enredar por ele, inclusivamente o Saraiva.

    ResponderEliminar
  6. A ideia que fica é que os apoiantes de Brito são uns "anjinhos" e não sabiam contra quem é que concorriam. Se tivessem feito tudo conforme os regulamentos, certamente a sua candidatura não seria excluída. Fazem lembra certos clubes de futebol que, com medo da previsível e certa derrota, perdem por falta de comparência e depois queixam-se do árbitro...
    Enfim, assim vai o maior partido da oposição da Guarda e, pelo andar da carruagem durante longos anos assim irá continuar...

    ResponderEliminar
  7. O Saraiva teve mais de 524 votos. Há erros no somatório da folha em Excel que circulou para os diferentes órgãos. Exemplo, em Pinhel votam 7 pessoas, mas aparecem 16 votos para o Saraiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MAIS não! Teve MENOS de 524 votos! Dados reais não teve 500 votos. Eleito com pouco mais de um terço dos militantes, uma VERGONHA para o PS GUARDA! Um congresso sem delegados de Trancoso, Manteigas, Seia...

      Eliminar