terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Livro “Catedrais de Portugal” do Arquitecto António Saraiva

CTT: Foto da capa do livro
Brevemente será lançado na Guarda, na estação dos CTT, o livro "Catedrais de Portugal", do Arqº António Saraiva, com prefácio do Sr. Bispo da Guarda.
“As nossas 27 Catedrais são milagres da devoção medieval revelados em Obras de Arte, pilares do céu definidores da paisagem urbana, marcos de memória e de agregação das nossas gentes, de Norte a Sul do País, do Litoral ao Interior, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores”.
“As Catedrais Portuguesas, todas e cada uma elas, «Têm um inestimável valor religioso, histórico, artístico, cultural, simbólico e patrimonial», como muito bem foi referido no Acordo que reuniu o Mistério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa no projeto ímpar de recuperação e desenvolvimento — a Rota das Catedrais — criado, não apenas para acudir a situações de mais evidente degradação, mas sobretudo para alcançar a capacitação plena das Catedrais, através de uma qualificada intervenção de recuperação e conservação”.
“Desta forma, não seria possível aos CTT Correios de Portugal, cuja vertente filatélica tem a obrigação de constituir a «Memória Histórica da Nação», nas palavras do Professor Oliveira Marques, ignorar este grande projecto, profundamente nacional pela abrangência, pela larga partilha de saberes e pela recuperação de tantos aspectos culturais de invulgar importância”.
“Agradecemos a todos aqueles que nos ajudaram a concretizar esta aventura editorial, aos designers e impressores, às Dioceses que colaboraram e disponibilizaram conteúdos, mas sobretudo ao autor, Arquiteto António Saraiva, pela robustez dos seus conhecimentos e pela visão muito pessoal que nos transmitiu sobre este assunto e a Sua Excelência Reverendíssima o Sr. Bispo da Guarda, que nos deu a honra de prefaciar esta obra”.
“Custa 37€ e estará numa loja de Correios perto de si a partir de 24 deste mês. Contem 26 selos de correio nunca usados”.
(Da página oficial dos CTT)

Sem comentários:

Enviar um comentário