quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Jornadas Europeias do Património 2015 – Guarda

As jornadas Europeia de Património vão ter como tema o “Património Industrial e Técnico”.
Na Guarda realizar-se-ão nos dias 25, 26 e 27 de Setembro sendo o Museu/Câmara ou a Câmara/Museu a prepararem o programa e a sus operacionalização.
Infelizmente o programa é o que se chama “chapa 5”, tirando um colóquio no primeiro dia sobre o tema, sem informação dos oradores, é igual ao de sempre, as mesmas visitas, os mesmos temas, iguais aos dos anos precedentes, sem criatividade e não ligando ao tema proposto. Mau programa, mais uma vez.
Já agora, recordo, que em tempo oportuno enviei para a Câmara da Guarda, uma nota a lembrar que em 2013/2014 passariam 50 anos sobre a implantação das Indústrias Lusitanas Renault na Guarda e esse facto deveria ser assinalado, colocando-me à disposição para o que fosse necessário.
Seria um bom tema para este ano, mas continuo à espera de alguma informação sobre a nota enviada e se estarão interessados, um dia, em lembrar a importância da Renault na cidade da Guarda.
Mas não seria só a Renault, poderia ser também a Femsa e a Delphi e muito mais os têxteis, que sempre tiveram muita importância na Guarda, os temas não faltariam, faltou vontade para fazer qualquer coisa de diferente.
Pode ser que o futuro museu municipal faça diferente, com as mesmas pessoas.
Nota de alerta: A história oral da Renault na Guarda está a perder-se, porque os que a sabem ainda contar já são poucos e os que restam já ultrapassam os setenta anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário