quinta-feira, 5 de março de 2015

O que foi escrito “on-line” sobre a “zanga” Assembleia Municipal da Guarda

O que disseram “on-line” os órgãos de Comunicação Social da Guarda sobre o corte da palavra aos Presidente da Câmara e Deputados Municipais. (Nota: Não me lembro de alguma vez ter acontecido isto na Assembleia Municipal da Guarda” 
Rádio Altitude
“Carvalho Rodrigues: sessão da Assembleia Municipal não é uma conversa de café”
“Conhecido como o pai do primeiro satélite português, o físico Fernando Carvalho Rodrigues, que preside à Assembleia Municipal da Guarda, vê-se por vezes forçado a agarrar à terra os membros deste órgão. Na última sessão, sexta-feira passada, chegou mesmo a perder a paciência e a ameaçar que abandonaria o lugar. Os alvos foram deputados de várias bancadas e o próprio presidente da Câmara. A Assembleia não é local para «uma conversa de café», lembrou”.
Rádio F
“O Presidente da Mesa da Assembleia Municipal da Guarda, Carvalho Rodrigues, mandou calar várias vezes o Presidente da Câmara, durante a intervenção que fez, tendo em conta que estava a exceder o tempo que lhe era atribuído. Carvalho Rodrigues chegou mesmo a dizer, que não admitia que quisessem transformar a assembleia, numa conversa de café e mostrou-se zangado, sobretudo com Álvaro Amaro, que ouviu da bancada socialista várias críticas”.
“Álvaro Amaro foi interrompido pelo Presidente da Assembleia, uma vez que já estava a exceder o tempo de intervenção. Carvalho Rodrigues disse que não estava interessado em ouvir os esclarecimentos de Amaro, até porque o único objectivo era apenas cumprir o regulamento”.
“O Presidente da Câmara tentou dar os devidos esclarecimentos aos deputados, mas voltou a ser interrompido pelo Presidente da Mesa que o mandou calar, uma vez que o autarca estava a ultrapassar o tempo que lhe foi atribuído, para intervir na Assembleia Municipal”.
Jornal Terras da Beira
“A Assembleia Municipal da Guarda ficou marcada pela crispação entre o Presidente da Câmara, e o presidente da Mesa da Assembleia Municipal, ambos social-democratas. Tudo aconteceu na passada Sexta-feira, durante a reunião daquele órgão fiscalizador da actividade municipal, quando o autarca começou a exceder, em demasia, o tempo previsto para a sua intervenção no período antes da ordem do dia. O presidente da Mesa mandou, por diversas vezes, o autarca terminar a intervenção mas este insistia em prosseguir, nem que para isso fosse necessário descontar no tempo que lhe restava para o período da ordem do dia”.
O regimento estabelece 31 minutos para a intervenção da Câmara naquela parte da sessão, mas Álvaro Amaro ultrapassou esse tempo, levando a que o presidente da Mesa da Assembleia advertisse que era «rigorosamente a última vez» que admitia que o número de minutos alocado a cada grupo parlamentar e à Câmara durante o período antes da ordem do dia fossem excedidos como estavam a ser”. «Neste momento vai com 49 minutos [mais 18 do que o que estava previsto no regimento] e a Assembleia com pouco mais de 51», informou Fernando Carvalho Rodrigues”.
“A troca de argumentos entre o autarca e os deputados do PS manteve-se, tendo, pouco tempo, o presidente da Mesa advertido que não admitia que transformassem aquela reunião numa «conversa de café». Fernando Carvalho Rodrigues foi mais longe ao ameaçar que se ia embora caso a situação se mantivesse. «Isto é uma Assembleia que está a decorrer de uma forma que os senhores, que são profissionais desta coisa, deviam ter vergonha».

3 comentários:

  1. E se dúvidas existiam, aqui está plasmada a forma tendenciosa como os factos são transmitidos pelos orgãos de comunicação social da Guarda. E para bom entendedor desaparecem quaisquer dúvidas sobre quais são os orgãos de comunicação social com interesses no poder instituído, seja por que explicam de menos, seja porque nem sequer informam. A Guarda por si, ou melhor por alguns.

    ResponderEliminar
  2. Para a pessoa que me anda a enviar o endereço de um blogue que usurpa o nome de outrem, e que só se entra por convite, envie-me um convite identificado, e eu analiso se quero ser convidado
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Que grande coincidência, o Blogue que começou aberto, passou a ser por convite, já foi removido.
    Será que se aplica o adágio bem Português: "Quem tem cu, tem medo"?
    A Oliveria

    ResponderEliminar