segunda-feira, 16 de março de 2015

Igualdade de género ou género de igualdade: “As Tunas e os Tunos”

Agora que tanto se fala de igualdade de género, até é preciso fazer decretos para as mulheres ascenderem ao poder, é necessário e urgente fazer aprovar mais um Decreto-lei que obrigue à igualdade entre “Tunos” e “Tunas”
Para quem não sabe os “Tunos” são aqueles grupos de rapazes estudantes que tocam, cantam e dançam e as “Tunas” são aqueles grupos de raparigas estudantes que tocam, cantam e dançam.
Se não me engano, não há misturas de género nestes agrupamentos, ou são de rapazes ou são de raparigas.
O mais grave de tudo é que as “Tunas” são completamente discriminadas.
Veja-se na Guarda: Os “Tunos” têm direito a actuar no grande salão de festas que é o Teatro Municipal, onde mais de seiscentas pessoas assistem à exibição. As “Tunas” têm direito a exibir-se no decrépito auditório da Câmara Municipal, onde cabem para aí umas duzentas pessoas.
Pois comecem a discutir nas escolas a “igualdade de género ou que género de igualdade” que queremos e não querer impor no topo das organizações a igualdade que não existe na base. Decretos-leis para isto funcionam pouco, é só olhar para os partidos que impuseram a lei dentro dos partidos.

5 comentários:

  1. Sobre este tema tudo se resume a umas flores e a uns jantares no Dia da Mulher. É pena este retrocesso no trabalho que vinha a ser feito. Perdeu-se muita coisa neste âmbito e em toda a intervenção social. A detentora do pelouro não tem opinião sobre nada e no executivo ninguém fala de acção social, de igualdade de género, de apoio ou de protecção ou de saúde pública ou de jovens negligenciados. Esta Câmara está totalmente alheada da realidade e não há qualquer vislumbre de estratégia. Nem é preciso lembrar o folclore que foi os velhinhos a serem sacrificados em viagens a Fátima ou a serem usados como mão de obra barata para decorar árvores pelo Natal. A Câmara da Guarda não tem neste momento qualquer política social e isso também é preciso apontar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para uma prova disso, bastou ver o que se passou na actividade proposta pela câmara e também na diligencia que foi feita para divulgar no face da câmara a actividade e as respectivas fotos, não deixa no entanto de ser a verdadeiro estado da nação na câmara da guarda, muito mais haverá certamente para se saber no futuro, e para a historia ficaram as pessoas e as atitudes e o porque desses atitudes, e se dúvidas ainda houverem consultem o site da câmara e vejam com olhos de ver.

      Eliminar
    2. Não sei de quem foi a ideia, mas falar de tratamentos de beleza e cosmética e workshops de beleza no dia da Mulher, é bastante redutor e diz bastante da superficialidade da organização, a mulher é muito mais que beleza e cosmética, reduzir a mulher a beleza e à cosmética é degradante e redutor do papel da Mulher na sociedade e no mundo actual.
      Se ainda há mulheres que se prestam ao papel de biblot, a grande maioria por certo não será certamente assim.

      Eliminar
  2. Isto tem tanta desinformação e erros que nem vale a pena comentar... cada um tem as suas opiniões, claro está, mas juízos de valor sem o mínimo contexto ou informação... enfim

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo 1122
    O que escrevi não são opiniões, são constatações. se tem outras constatações diferentes faça o favor de escrever.
    A Oliveira

    ResponderEliminar