quinta-feira, 26 de março de 2015

A Linha da Beira Alta

A Estação da Guarda no Google maps
Andam agitados os Presidentes de Câmara de Aveiro/Viseu/Guarda e o motivo é a “Linha da Beira Alta” nova, querem eles, remodelada querem outros.
É claro que há um “lóbi” criado por aqueles três Presidentes que querem a todo custo uma nova linha, mesmo que isso custe à Guarda ter uma estação a 40 quilómetros.
As afinidades da Guarda com Coimbra acabariam e passariam a ter afinidades com Aveiro.
O Governo actual prepara-se para deixar para o próximo Governo a decisão a tomar, até porque, não há estudos sobre a linha nova, que segundo estimativas custaria mais de mil milhões de euros e só há disponibilidade para 900 milhões, a diferença não é de trocos.
Ler em Jornal Público:
Algumas afirmações:
“Em ano de eleições, o Governo foi sensível às reivindicações dos autarcas do Norte e do Centro”
“Este investimento tem um custo próximo dos mil milhões de euros e é o dobro daquele que a Refer tem andado a estudar”
“Consiste em fazer uma melhoria à actual linha da Beira Alta, para a qual pretendia construir variantes
dificilmente a sua construção poderá avançar antes de 2020”
“É que a linha de alta velocidade Aveiro – Salamanca, , pouco avançou no papel”
“Está praticamente tudo para fazer ao nível dos estudos, ao passo que a modernização da linha actual já se encontra mais avançada”
“Seja como for, a nova linha Aveiro – Vilar Formoso é, para já, apenas um anúncio de candidatura a fundos comunitários para estudo”
“Carece de uma avaliação sócio-económica e de custo-benefício que prove que a região Norte e Centro precisa de uma nova linha férrea de ligação a Espanha”

1 comentário:

  1. Não podem os três presidentes de Câmara, todos PSD, a definir o traçado. O processo está inquinado com a propaganda eleitoral que está já no terreno. Isto deve ser objecto de um estudo mais largo, mais transversal e mais participativo. Cuidado com estes actores políticos.

    ResponderEliminar