terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Nova solução para o Transito na Serra da Estrela

Manteigas e o Vale do Zêzere
Fonte Lusa
“A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal defende uma nova solução para permitir o acesso permanente ao Maciço Central da Serra da Estrela”.
"Todos reconhecemos a Serra da Estrela como um destino de referência nacional ou mesmo internacional"
E qual é a solução?
"Como está, não pode continuar, disse o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, ao preconizar uma ligação alternativa à Torre que possibilite a fruição das belezas naturais "365 por ano", mesmo quando a neve bloqueia as estradas”.
“Importa assegurar um desenvolvimento sustentado da região, o que obriga a que sejam estudadas diferentes modalidades de acesso ao ponto mais elevado desta montanha da região Centro, a mais alta de Portugal Continental, com 1.993 metros”.
“Sem se comprometer com qualquer solução, preconizou uma avaliação do impacto ambiental, dos custos financeiros e das vantagens económicas de cada uma das opções possíveis: construção de uma nova ligação rodoviária, implantação de um funicular ou de um teleférico (telecabine)”.
"Não podemos é cair em situações radicais", que causem prejuízos graves ao equilíbrio ambiental do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE)”.
“No inverno, milhares de pessoas são impedidas de chegar às zonas mais altas, durante dias ou semanas, sempre que a serra é fustigada por fortes nevões”.
"Todos reconhecemos a Serra da Estrela como um destino de referência nacional ou mesmo internacional, em particular para o turismo activo e de natureza".
“Com o "episódio sazonal da neve", a Serra da Estrela permite as actividades turísticas de Janeiro a Dezembro, o que, na sua opinião, exige uma alternativa de mobilidade entre o exterior e o Maciço Central”.
“As restrições que condicionam a mobilidade dos visitantes a esse espaço único" e a sua fruição nos 365 dias do ano devem ser resolvidas, através de um processo que envolva os municípios, o PNSE, o Ministério do Ambiente e as empresas que beneficiam desta época alta" associada à neve”.
Perceberam a nova solução? Eu não.

Sem comentários:

Enviar um comentário