domingo, 15 de fevereiro de 2015

Aspirações

Adicionar legenda
Detalhe do quadro de S. Pedro, por Vasco Fernandes, para a Sé cde Viseu. Museu Grão Vasco. Foto Wikipédia
O Museu Grão Vasco de Viseu, pertence ao Estado mas não pertence à Rede Nacional de Museus.
Qual é a aspiração do Museu? Pertencer à Rede Nacional de Museus.
O Museu da Guarda já pertenceu (ou pertence ainda?) à Rede Nacional de Museus e agora depende da Cultura do Centro.
Qual é a aspiração do Museu da Guarda? Ser um Museu da Cidade, independente.  


3 comentários:

  1. Esta é uma matéria que deve ser discutida e escrutinada pelos munícipes da Guarda. Não pode nem deve ser resolvida à revelia dos guardenses. O autoritarismo de quem manda, quer seja do Secretário de Estado da Cultura, da Delegada Regional de Cultura e do Presidente da Câmara, é contrário à democracia e ao manancial histórico-cultural do nosso museu. É uma ofensa a quem o fundou e "alimentou", ao longo de décadas. É uma trapalhada jurídica acerca do acervo. Torna-se dependente do poder autárquico, que nestas matérias não é nada recomendável. Dar dimensão nacional ao nosso Museu deveria a principal preocupação política destas entidades.
    Mais uma vez apelo ao Presidente da Assembleia Geral dos Amigos do Museu que tome alguma iniciativa, acerca deste assunto, reunindo, informando e prestando contas.

    ResponderEliminar
  2. Como é que a mesma pessoa que queria "nacionalizar" um teatro municipal quer municipalizar um museu nacional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. è a chamada teoria do "dá jeito", o quue já ´e nosso deve passar a nacional para valorizar o valor local, o que ´e nacional deve passar a local para se valorizar o poder e a influencia do poder local, com esta teoria se vai enganando os tolos locais e se faz de conta que se mostra serviço, nomeio disto tudo não deixa de ser interessante ver um cds que se mostra totalmente submisso a estes filmes quer a nivel do executivo quer a nivel da assembleia municipal

      Eliminar