quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Gouveia: Concelho mais envelhecido do País

Passadiço degradado, em Vila Nova de Tazem, Gouveia
Afinal é uma pesada herança. Gouveia é o Concelho mais envelhecido do País.
Assim o deixaram, pesada herança.
A Cidade-Jardim. A Cidade Capital da Aventura. A Cidade Capital do Snowboard. A Cidade Capital da Estrela. A cidade Capital de tudo!
Não foi capaz de captar jovens nem fixar os que tinha. Sem indústria, sem comércio, com a agricultura decadente, apesar da vinha andar a estrebuchar, os jovens viraram-se para a Venezuela, Suíça, França, África e outras paragens longínquas, onde possam ganhar a vida.
O Presidente da Câmara de Gouveia Luís Tadeu, diz que o Município “há muito identificou o envelhecimento populacional e a desertificação, como as principais ameaças a debelar”.
Assim, está identificado, mas embora custe a muita gente, nada vai mudar. Gouveia já há muito tempo que perdeu a capacidade de captar jovens, apenas regressam alguns dos mais velhos, após uma vida fora, de Portugal e do estrangeiro.

2 comentários:

  1. Vejam o que vai acontecer à Guarda se não abrirem os olhos, é que festas e festinhas e obras de fachada não fixam pessoas, só servem para alimentar o ego de alguns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Permitam-me acrescentar: alimentar o ego de alguns e distrair uns quantos.
      Afirmações como: "a Guarda está a mexer", "colocar a Guarda no mapa" e outras afirmações de La Palisse já metem asco, ainda por cima quando proferidas por invertebrados seguidistas do(s) poder(es) instaurado(s)...

      Eliminar