sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Ecos dos discursos, Dia da Cidade

Museu da Guarda, Paço da Cultura e Futuro Museu Arte Sacra
O Município quer construir o “Museu da Cidade” nos próximos sete anos, assim disse o Presidente da Câmara.
Com a “Cultura do Centro” está tudo tratado, até porque é em casa.
Como se sabe, menos de 3 anos o Museu passou de Museu Nacional para Museu Regional, sem ganhos visíveis. A passagem a Municipal é mais ma despromoção.
E o que disse o Secretário de Estado da Cultura: Pois que sim senhor, talvez, até porque o um dos objectivos do Governo é transferir infraestruturas culturais.
Mais se soube, que aquela ideia do Teatro Nacional da Guarda em vez do Teatro Municipal da Guarda talvez seja Teatro Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, assim um centro cultural de Belém dos pequeninos no Interior do País.
Adenda 1: Não tarda muito que às Associações sediadas no Paço da Cultura lhe seja entregue uma guia de marcha, para outro local e aquele espaço seja transformado em lojas de vendas de produtos da Guarda e depósito das bonecas.
Adenda 2: O que pensará disto a Associação de Amigos do Museu da Guarda?

1 comentário:

  1. É um repto, caro Oliveira, muito oportuno. Escrevo porque eu próprio, fundador e primeiro presidente da Direcção dos Amigos do Museu da Guarda, nada sei do paradeiro dos actuais orgãos sociais, se é que existem.Ainda funciona? Houve uma "liquidação"? Houve prestação de contas?
    Tudo isto é uma história a desvendar e há responsáveis por este estado de coisas.
    A terminar: gostaria que fosse a sociedade civil a tomar iniciativas quanto ao futuro do Museu da Guarda. O seu envolvimento é urgente e necessário para não se transformar este Museu numa dependência de Coimbra nem do Presidente da Câmara da Guarda.

    ResponderEliminar