quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Os Idosos e transmissão oral da história

(Foto original a cores da Câmara Municipal – Anfitrião chega ao almoço em Fátima)
Das muitas tarefas realizadas pelos idosos, há uma que é de primordial importância para o conhecimento do passado. Eles transmitem aos seus descendentes as suas vivências e também a dos seus ascendentes.
As histórias que agora me transmitiram passaram-se no longínquo século XXI, uma no ano de 2010 e outra no ano de 2014.
O tema é o mesmo, as viagens dos idosos a Fátima.
Assim no ano de 2010, uma Senhora de nome Ana Manso organizou uma viagem para 300 idosos a Fátima. Alguns jornalistas atentos a estes acontecimentos ridicularizaram e criticaram com alguma violência o evento.
Anos mais tarde, em 2014, a Senhora Câmara Municipal organizou uma viagem a Fátima com cerca de 400 idosos, muito parecida com a de 2010. E qual foi a posição daqueles jornalistas que em 2010 se manifestarem? Não sei responder, porque deu uma surpreendente “branca” ao meu contador de histórias e eu fiquei sem fim para acabar isto.
Advertência: As transmissões orais dependem sempre do contador, uns são muito inventivos e outros parcos em palavras, omissões ou imprecisões são possíveis nestas histórias.

3 comentários:

  1. A guarda deve ser uma cidade muito saudavel, tirando 5 ou 6 pessoas de bengala e 1 de muletas todas as restantes pessoas que participaram neste "peregrinação" organizada pelo Santo Amaro parecem ser muito autonomas!
    Assim é facil, basta empacotar o pessoal no autocarro e ta tudo a rolar!
    E os das cadeiras de rodas não tem direito de ir a Fatíma?
    E os acamados?
    Demagogia pura!

    ResponderEliminar
  2. A guarda deve ser uma cidade muito saudavel, tirando 5 ou 6 pessoas de bengala e 1 de muletas todas as restantes pessoas que participaram neste "peregrinação" organizada pelo Santo Amaro parecem ser muito autonomas!
    Assim é facil, basta empacotar o pessoal no autocarro e ta tudo a rolar!
    E os das cadeiras de rodas não tem direito de ir a Fatíma?
    E os acamados?
    Demagogia pura!

    ResponderEliminar
  3. E ainda faltam 3 anos para as próximas eleições autárquicas!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar