domingo, 31 de agosto de 2014

Acredite – Culturguarda/TMG

Foi apresentada a programação do Teatro Municipal da Guarda para o último trimestre (neste caso 4 meses) de 2014. Do Editorial da “Agenda Cultural” o Presidente da Câmara destaca:
“Três indicadores avaliativos de desempenho do Teatro Municipal da Guarda estrutura cultural do município”
“Em 2014 há uma redução na ordem de 20% com gastos anuais de programação”
“Em 2014 há um aumento das receitas com a realização de congressos e outros eventos de entidades externas”
“No primeiro semestre de 2014 regista-se um aumento de afluência de espectadores”
Durante a conferência de imprensa ainda foi dito:
No 4º Trimestre de 2014, a Autarquia da Guarda só vai ter um custo de 9 mil Euros com a programação do TMG – Teatro Municipal da Guarda, o restante será obtido com as receitas de bilheteira pagos pelos assistentes aos espectáculos.
O objectivo de gestão é ter mais gente, com menos custos, garantindo a qualidade.
Desde o início do ano houve uma redução de custos de 21% e um crescimento de 5% de espectadores
Para quem quer fazer trabalho político na oposição há aqui muito que perguntar. 

12 comentários:

  1. Sem dúvida, matéria para a Oposição tomar posição e ser útil Sobre Cultura é um silêncio ensurdecedor. Estarão identificados com a programação estival de festanças rascas?!
    Agora, uma opinião pessoalíssima: O editorial do Sr. Presidente na Agenda Cultural é um manifesto abuso político. Os leitores munícipes "estão-se maribando" para essa publicidade barata numa agenda cultural. A demagogia vai longe demais! Tudo serve sem recato político. Enfim!

    ResponderEliminar
  2. Mas alguém acredita nessas contas? Amaro comparou com quê? Com nada pelos vistos pois não fornece os números ao público e aos jornalistas. Quem vai aos espectáculos sabe que o que amaro disse é tudo demagogia. Nunca mostrou os dados de 2013 como é que pode compará-los com dados de agora!É preciso descaramento. A oposição cala-se como se cala em relação a tudo mas o que mais custa é ver gente que sabe que Amaro esconde a verdade sentada ao lado dele. Divulguem os dados TODOS (actividade por actividade)para sabermos fazer a comparação, como se fazia antigamente. Não o fazem e agora põem o Amaro a escrever editoriais a falar de números que não mostra e não fala sobre a parte artística pois nada sabe. Eu nunca tinha visto nenhuma agenda de um Teatro com editorial deste tipo. Tenho ido lá e vejo que há muitos espectáculos estão às moscas e que só se realizam um ou dois espectáculos de qualidade por trimestre. Qualidade para ele coisa que não interessa.

    ResponderEliminar
  3. O senhor Oliveira diz que houve uma redução de custos e que há mais espectadores. Em que documentos de baseia. Só você os conhece?

    ResponderEliminar
  4. Como cidadão da Guarda apelo a que se desmonte esta hipotética manipulação. Apelo a que um vereador da situação ou da oposição faça um requiramente para que lhe seja fornecida uma lista discriminada de actividades e de número do público, relativo a 2013 e também ao primeiro semestre de 2014. Apelo que peça também os custos por actividades incluindo os alugueres de que o presidente da Câmara fala. Também pode pedir as despesas relativas a 2013 e ao primeiro semestre de 2014, que devem existir pois o presidente usa essa informação. Um vereador ou um deputado também pode pedir a lista de iniciativas em que o TMG só foi usado como espaço de utilização sem qualquer pagamento de honorários. Também fazia jeito uma lista de profissionais e amadores. A cereja em cima do bolo era acompanhar tudo com um estudo comparativo feito por um técnico de outra terra sobre a qualidade e diversidade das propostas em períodos homólogos. Alguém aceito o desafio?No passado houve presidentes de juntas que o fizeram como se pode ver nas actas da Assembleia. O editorial do presidente da Câmara coloca também em causa os próprios funcionários a Culturguarda ou referir indicadores que só podiam ter sido fornecidos pelos funcionários. Se, por mero acaso, não forem correctos deviam preservar a sua honra profissional.

    ResponderEliminar
  5. Caro 2030
    Não leu com atenção o que escrevi.
    Está escrito o que foi dito na conferência de imprensa e está escrito no "editorial" da agenda cultural e pode ser consultado nas páginas oficiais e oficiosas facebook.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  6. É mesmo verdade que Amaro escreve um editorial na agenda do TMG? Não acreditamos. Quem a paga é o povo e e ele nao tem nenhum direito de usar uma agenda de cultura com propaganda.

    ResponderEliminar
  7. Oposição? Que oposição?

    ResponderEliminar
  8. A oposição deveria estar mais atenta a estes e outros assuntos, tem-se esbanjado dinheiro em festas sem publico ( ou uma minoria) um sunset que as pessoas nem se aperceberam, a minha cidade continua parada sem atracão ao investimento.
    sem grande divulgação

    ResponderEliminar
  9. Que lindas lições de moral dão os corajosos anónimos. Sugiro até um nome para uma peça de teatro: O Anonimacto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre pode dar o exemplo e identificar-se.
      C.

      Eliminar
    2. Exemplo de quê? Eu ao menos não escrevo "como cidadão da Guarda apelo à desmontagem de não sei quê", até porque tenho noção do ridículo.

      Melhores saudações, estimado C., do seu amigo A.

      Eliminar
    3. Caro colega anónimo 23.19, sinceramente eu também não concordo nada que a grande maioria dos comentadores deste blogue sejam anónimos. Deviam ser corajosos como eu e o colega 23.19, que damos a cara e o nome...

      Eliminar