segunda-feira, 21 de julho de 2014

As Votações na Assembleia Municipal

Na reunião extraordinária daPAssembleia Municipal da Guarda realizada na semana passada, foram discutidos três temas: Novo ROC, Plano de Saneamento e Pedido de Empréstimo.
O primeiro tema é uma questão técnica, adjudicação direta após convite a alguns revisores.
O segundo e terceiro temas são muito mais políticos e requerem análises mais aprofundadas. Voltarei ao tema um dia destes, porque e sobretudo no segundo ponto, estão em causa aumentos de Água, Saneamento, IMI e outras taxas.
Por agora, e porque se informou indevidamente em alguma Comunicação Social, sobre os votos conta e a favor, é preciso clarificar, sobretudo no que respeita às votações, no ponto 2.
Segundo consegui apurar as votações na Assembleia Municipal foram as seguintes:
Ponto 1 – Nomeação do Revisor Oficial de Contas
Contra – 0
Abstenções – 19
A favor – 51
Ponto 2 – Estudo Situação Financeira e Plano de Saneamento
Contra – 12
Abstenções -8
A favor – 57
Ponto 3 – Contração de Empréstimo de 13 milhões
Contra 3
Abstenções – 14
A favor - 56

16 comentários:

  1. 70, 77 ou 73 votos? Não parecem bem apuradas as contas. Faltam os nulos?

    ResponderEliminar
  2. Por essas contas o PS votou ao lado do Amaro. O habitual

    ResponderEliminar
  3. Convém lembrar que a Assembleia Municipal é constituída por 44 deputados eleitos directamente e 43 deputados por inerência (Os Presidentes de Junta)
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As juntas do PS que já são as juntas do PSD...... pobre PS que não tem mão

      Eliminar
  4. Como é que na mesma assembleia não votaram o mesmo numero de deputados nos tres pontos? Contaram mal ou eles foram fumar

    ResponderEliminar
  5. Caro A. Oliveira:

    Adepto que sou de uma democracia participada julgo que se "alguém" fez asneira e endividou a autarquia, agora todos temos que pagar.

    O ideal [inimigo do bom] seria que pagassem os aumentos única e apenas os eleitores que votaram em quem fez "asneira", talvez doendo no pêlo dessa forma os cidadãos se responsabilizassem mais pelo seu sentido de voto não o vendendo por umas fatias de carne assada e por umas minis.

    No entanto as "asneiras" estão feitas, e todos temos que pagar. Ou quase todos, pois o meretíssimo edil nem casa cá tem pelo que o aumento do IMI não lhe doerá.

    E responsabilidade sobre as "asneiras" feitas?

    Ninguém é responsabilizado por má gestão?

    E responsabilidades aos "asneirentos" ou "asneirudos" que fizeram as "asneiras" que agora nos vêm aos bolsos?

    Não há culpas?

    Não há desleixo?

    Não há incompetência?

    Ou a culpa vai morrer solteira?

    Dizem que Amaro é perito em "amordaçar" a oposição, será que é isso que está a acontecer? [está caladinho senão chibo os teus camaradas e vai tudo dentro]

    Como guardense nascido e criado custa-me pagar mais, mas se for para compor as contas da minha terra, tudo bem!

    Agora ver a culpa morrer solteira???

    Ver ao longo dos anos esbanjamento de dinheiros, enriquecimentos ilícitos [pelo menos isso são os rumores que correm por parte de alguns técnicos], favorecimentos pessoais, contratações de massas para fins eleitorais,..

    Não vamos procurar "o" bode expiatório, mas sim "os" reais responsáveis pelo descalabro nas contas da autarquia.

    Por outro lado temo o pior, que com as desculpas do passado se endivide ainda mais a autarquia e que venham mais "asneiras" como começaram já a vislumbrar-se. [com a contratação da Malaca, por exemplo ou com adjudicações de obras a empreiteiros que - segundo dizem as más línguas - financiaram a campanha eleitoral]

    Em resumo se não houver responsabilidades nem responsáveis é, na minha humilde forma de ver, um encobrimento da direita para a esquerda, um "lavar uma mão com a outra" que se sintetiza numa falta de ética e de moral na política [tanto que quem fez as "asneiras", como por parte de quem as deixa passar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resumindo mudaram as moscas que agora até se aliaram

      Eliminar
    2. CONCORDO. ESSAS "ASNEIRAS" FORAM FEITAS POR "ALGUÉM" E "ALGUÉM" ESTÁ A ABAFÁ-LAS.

      Eliminar
  6. É uma vergonha a falta de honestidade, rectidão e verticalidade na politica. O Anónimo21 de Julho de 2014 às 20:50 tem toda a razão. A culpa morre solteira?

    ResponderEliminar
  7. Os presidentes de junta e todos os outros ja perceberam que ou seguem a corrente "amarista" ou entao nao levam nada, se a isto juntarmos que no cds ou sao "fitystas" ou tambem vao de vela as coisas vao comecar a alinhar-se para 4 anos sem oposicao ou qualquer outra voz discordante.

    ResponderEliminar
  8. Afinal a única coisa que bate certo é a conta da dívida, ou se calhar nem isso.

    ResponderEliminar
  9. Mas a rádio disse que eram só 3 votos contra o estudo e o plano. Aqui são 12 porquê?
    Anda alguém a esconder a verdade.

    ResponderEliminar
  10. O estudo da situação financeira recomenda um plano de saneamento que obriga a um empréstimo de 13 milhões.... Mas num caso votam 12 contra e noutro votam só votam 3..... O estudo deve ser bom porque para contratar autor não há votos contra...... Isto é uma assembleia de eleitos ou uma esplanada de irresponsáveis????.....

    ResponderEliminar
  11. A Câmara da Guarda tem um comissário político deste desgoverno incapaz, e sem coragem nem vontade, para defender a Guarda e o concelho. Limita-se a fazer, a nível concelhio, o que o desgoverno faz a nível nacional, mais dívida, mais impostos, mais empobrecimento, mais miséria, mais esbanjamento.No fim do mandato teremos mais dívida, menos produção, menos qualidade de vida, mais desertificação. Não haverá apuramento de responsabilidades, a Guarda e o país continuam desgovernados por uma união nacional do tal arco da velha, digo arco do poder. Estes não pedem nem apuram responsabilidades para a eles também não serem pedidas. Chegaram ao poder não os mais competentes, não os mais capazes, não os mais honestos,não os mais cultos, chegaram ao poder os mais guichos, os menos escrupolosos, os mais ganânciosos, os que mais obram, os que não têm competências para fazerem nada mas capazes de fazerem tudo. Chegou ao poder o que de pior tem a sociedade.
    mário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CONCORDO, SEM DUVIDA MAIS UMA VISÃO CLARA DO QUE ESTÁ A ACONTECER QUER NO CONCELHO DA GUARDA, QUER AO NÍVEL NACIONAL.

      Eliminar
  12. Já não percebo nada disto!! Pelos vistos vou ter que pagar mais de impostos! Culpados? Os de antigamente os de agora e quem mais? É uma vergonha!! Deviam era todos arrancar batatas!!!

    ResponderEliminar