quarta-feira, 18 de junho de 2014

Santos do Bairro, 8 Noites 8 Bairros

Vêm aí as festas dos Santos Populares. Continuam a ser feitas nos bairros. Este ano há duas diferenças importantes, para mostrar que é preciso fazer diferente:
1ª - O Bairro que queimar a melhor boneca recebe um prémio monetário proveniente do QREN
2ª – No centro urbano, em vez de se fazer a festa no Largo João de Deus, como era habitual, ou na Praça Velha, é feita na Praça do Município, para quem não saiba é junto à câmara. A escolha do local é óbvia: a subordinação do poder civil ao poder político.
Eis o Programa:
21 de junho - Bairro do Pinheiro22 de junho - Alfarazes23 de junho - Bairro das Lameirinhas24 de junho - Bairro da Luz25 de junho - Póvoa do Mileu26 de junho - São Vicente27 de junho - Sequeira28 de junho - Bairro do Bonfim29 de junho - Praça do Municipio (Festa de Encerramento)10h – Abertura da feira de Artesanato11h – Aula de danças tradicionais, por Bernardete Jorge15h- Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e Grupo de Bombos do Carapito de São Salvador16h- Concertinas Estrelas da Serra17h – Inicio do Baile Popular com Banda a Europa21h30- Anuncio do vencedor do Concurso “ Boneca de Cristal” 22h – Lançamento dos Balões de São João, pela ACGDurante todo o dia – Praça da Comida

4 comentários:

  1. Você diz que há queima da boneca? Essa é a parte mais ridícula! O senhor Amaro não autoriza que se queimam as bonecas! Disse ele que não se queimam e pronto. O AA não sabe nada da tradição e nem quer saber.
    Outra coisa ridicula é a mudança de sítio. O Valente fazia no Largo Joao de Deus porque achava que era esse o nome do largo e agora vem o Amaro e muda para outro lado só para não fazer no mesmo sítio. O Amaro em vez de unir os bairros e de os ligar coloca-os em competição e faz uma festita no ultimo dia. Ridiculo.

    ResponderEliminar
  2. Neste cartaz já se percebe que o cristal começa a perder a cor. AA vai ter que fazer melhor do que isto.
    Nota-se também que AA não gosta de tradições a não ser as criadas por ele.
    E que raio é uma boneca de cristal. Haja paciência para tanta parvoíce junta. AA que se dedico ao jet set e lhes faça as festas que eles precisam.

    ResponderEliminar
  3. O modelo antigo ia mais de encontro ao convivio das associacoes e das suas gentes das aldeias.
    Os Bairros sempre festejaram os Santos populares com sua típica sardinhada, caldo verde, caldo de grão, com bailaricos.
    Até financeiramente as associações lucravam mais quando a festa era concentrada no Largo João de Deus, as associações conseguiam esgotar os seus produtos, realizando uns euros para suas atevidades.

    ResponderEliminar
  4. Pimbas e colectividades mais uma vez ao serviço da Cãmara de Amaro. Este acabou com a Feira de São João que era uma coisa que trazia animação à cidade. Os bailes nos bairros sempre se fizeram e continuariam a fazer-se.

    ResponderEliminar