domingo, 29 de junho de 2014

Bonecas de Cristal

Do lado direito as oito “bonecas de cristal” concorrentes ao prémio a mais bonita boneca dos santos populares dos bairros.
Estas bonecas que tinham o destino de serem imoladas pelo fogo para espiar os nossos erros, foram salvas num gesto magnânimo do Senhor Presidente.
Outras foram queimadas no seu lugar
 No lado esquerdo a boneca global que será queimada hoje à noite.
As bonecas irão ficar expostas nos Paços do Concelho e a uma delas será entregue o “grande Prémio Boneca de Cristal”.
Sugeria que no final da exposição as bonecas fossem entregues à Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, para o futuro museu das actividades lúdicas. 

18 comentários:

  1. Todas muito bonitas, todas muito diferentes, umas que se destacam mais , qual o critério do Juri a ssociacao vencedora sem duvida realizou trabalho magnifico, o que não acho correto é ter a ex Presidente desta associação na equipa do juri.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso quase que faz lembrar outras festas...

      Eliminar
    2. Sr Anónimo das 17:45 após ter lido o seu depoimento fui verificar que eram os elementos do juri!! E... qual não é o meu espanto quando constato que a ex presidente da associação da Sequeira fui juri e só mesmo por coincidencia a a boneca vencedora foi a da Sequeira ... note-se : só coincidencia

      Eliminar
    3. Anónimo 17:45 já que sabe tanto, também deveria saber que, pelo menos dois elementos do juri vivem num dos bairros a concurso. Só se viesse um juri de fora! Parecia-lhe bem?

      Eliminar
  2. Já que Amaro arranjou este concurso, a boneca que devia ser premiada devia ser a mais feia. Só quem não percebe o que significa a boneca e porque é queimada é que podia arranjar um concurso de beleza. A boneca segundo a tradição popular devia ser uma matrafona, uma boneca caricatural cheia de palha e feito com restos. Devia ser o mais feia possível para se lhe deitar o fogo e purificar a aldeia. A Guarda é uma aldeia grande e portanto ninguém se admira que queimassem as bonecas na competição entre bairros, em vez de os unir à volta de um projecto comum. Agora fazer um concurdo de bonecas não lembrava a não ser a alguém que pouco sabe da cultura. O Amaro não terá lá na Câmara quem saiba de tradições culturais? As colectividades ficam contentes com pouco, aceitando os rebuçados com Amaro vai dando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queimava-se a boneca para expiar os males do ano e obter as graças para tempos melhores.
      Parece que AA desafia crenças antigas e põe à prova a sorte da Guarda que a partir de agora fica sem graças.
      Mas consta em mesas de café que ele da Guarda não quer saber e portanto pouco se importa.

      Eliminar
    2. Rebuçados? As coletividades ou os bairros aderiram, como sempre quando a Câmara as chamava a tal, não se trata de ficar contente ou triste, nem lhes compete escolher os modelos, pode sim dar alguma opinião, mas as decisões são de quem tem o poder. A boneca é uma ideia gira, seria uma pena queima-las, além de que todos tinham uma feiinha para queimar.

      Eliminar
  3. A Câmara nao sabe escrever Bonfim. Por baixo da boneca aparecia BOMFIM!

    ResponderEliminar
  4. Muito engaraçada esta ideia da disputa entre os bairros/ associações, gostei!!!
    Quanto à associação vencedora parabens pela elaboração da boneca vencedora , e parabens por ser tão pouca a percentagem de pessoas residentes na sequeira a participar , tiveram mesmo de recorrer a reforços das vizinhanças bem lonjínquas para colmatar o défice de pessoas da sequeira que não se reveém em posturas arrogantes inoportunas dos elementos da associação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Dividir para reinar" é desde tempos imemoriais a estratégia para fragmentar as estruturas de poder existentes e não deixar que grupos menores se juntem e formem alianças que possam ser oposição ao poder instituído.
      Só não vê quem não quer e nesta "ideia" absurda de opor os bairros e pior as associações deve ser dado o merecido reconhecimento a todas as associações e clubes que não quiseram participar e assim mantiveram a sua integridade.
      Lamentável assistir a este lavar de roupa suja entre associações por causa de um concurso em que os únicos a criticar deviam ser a Câmara que teve a ideia com maldade, os critérios pouco claros, o júri com interesses e no fundo toda a atividade que foi um fiasco e que nada tem a ver com as tradições dos Santos Populares na Guarda. Bonecas decoradas como se fossem para uma SummerParty no NERGA, desfiles de vaidades nos bairros para fazer ver a quem não os considera, cartazes de concertos em competição para a meia dúzia que se sabe tanto vai a uns como a outros.
      Foi mais um circo de AA para fazer de conta que faz muito e assim ninguém lhe pergunta quanto gastou e eu sei de fonte segura que foi para cima de 50 mil euros. Mas isso agora não interessa porque com papas e bolos se enganam os tolos.
      Viva o S. João, Viva o Santo Amaro, o 10 de Junho, o Vinho e o Balão.

      Eliminar
    2. Anónimo 23:15, ou anónima, este texto faz lembrar alguém!! Quem lhe disse que não houve participação dos residentes da Sequeira, eu vivo na Sequeira, não sou da Associação e participei, assim como outras pessoas que lá nasceram e que lá vivem. A associação convocou toda a gente dos bairros próximos, através de um pequeno cartaz para uma reunião, onde apareceram algumas pessoas, que vivem ali. Qual é a percentagem de que fala? se lá esteve viu o filme dos trabalhos, vive ali toda a gente, que vizinhança longínqua? tanta aldrabada, cheira a algum recalcamento, vi gente humilde cheia de ideias e muita trabalhadores. Arrogância está nas suas palavras, aquela Associação tem feito muito pela Sequeira, que ninguém conhecia, só pode ser inveja.

      Eliminar
    3. Anónimo 23:15, quem faz uma crítica dessas, deveria identificar-se, assim a ideia que fica é de alguém que se julga muito correto, o melhor de todos, mas não é! esconde-se por trás de umas palvras vãs, cobardia? porque será?

      Eliminar
  5. Deixarei de ter interesse em consultar este blog . dado que tem uma sensura muito estranha ... não publica a maior parte dos comentários..

    ResponderEliminar
  6. Concurso de Bonecas de Cristal , com objectivo de dinamizar os bairros, só serviu para criar divisão e rivalidades entre Associações.
    O prémio de 1000,00 € deveria ser repartido entre os concorrentes, ficando um valor maior para a associção vencedora, todos se empenharam para que a sua boneca fosse a vencedora.
    No encerramento foi notório desorganização, as associações não tinham as devidas condições, deveriam ter mais apoio para realização das suas atevidades, tendo a camãra uma tecnica ligada eventos deveriam mostrar mais experiência.

    ResponderEliminar
  7. Bonecas de Cristal ? qual ?

    ResponderEliminar
  8. Assim se vai perdendo a identidade e alma de uma região. Até um emplastro a cidade agora tem.

    ResponderEliminar
  9. Depois do que se viu com esta parolice está feito o caminho para no próximo carnaval a Guarda ter samba, gente seminua, um galo de crista(l) e muitas "personalidades" para padrinhos e madrinhas.
    Haja dinheiro para continuar a esbanjar porque o que o povo gosta é disto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, está tudo a ficar muito parolo...é só parolice, tanta parolice que já ninguém se preocupa com as reais necessidades das pessoas. A parolice começou logo nas eleições autárquicas, foi a maior parolice que até hoje vi e é caso para agora dizer, cada crista por si numa dita Guarda por si.

      Eliminar