terça-feira, 27 de maio de 2014

Guarda: Pequena reflexão sobre os resultados eleitorais para a Europa

No Distrito da Guarda o PS ganhou em 9 Concelhos e o PSD/CDS em 5, tendo o PS obtido 19508 votos e o PSD/CDS 19179.
No Concelho da Guarda o PS ganhou tendo obtido 4392 votos e o PSD/CDS conseguiu 4363. Nas freguesias rurais ganhou o PS e na freguesia urbana ganhou o PSD/CDS.
O Líder do PSD distrital não assume a derrota e quanto ao Líder da Concelhia da Guarda não sei se fez alguma declaração.
O Líder Distrital do PS cantou vitória e o Líder da Concelhia da Guarda avança com um “cartão amarelo” a Álvaro Amaro.
É evidente que são declarações de circunstância perante os resultados obtidos.
O que é claro é que os principais partidos PS, PSD e CDS apenas conseguiram mobilizar os seus militantes e simpatizantes incondicionais. Aqueles que votam sempre nos mesmos, qualquer que sejam as políticas.
É uma derrota clara dos “Partidos do Centro” incapazes de apresentar novas políticas, novas caras, novos projectos.
A sociedade civil já não se revê nos líderes políticos e preferem ficar em casa, votar branco, votar nulo e nestas eleições votar num candidato, Marinho Pinto do MPT, sem programa, apenas porque é uma voz que as pessoas gostam de ouvir, muitas vezes populista e demagógico.
Não foi um tsunami ou um terramoto mas pode ter sido um aviso para o futuro, nas eleições legislativas.
Mais uma nota para o PS do Concelho, aqueles votantes que nas autárquicas fugiram do PS e votaram PSD, parecem livres para aderir a novos projectos, desde que os procurem e lhe apresentem coisas novas, não menosprezem os movimentos que independentes ou não que podem por aí aparecer, como é o caso das “Causas da Guarda”.
Nota final: A euforia está a desvanecer-se. António Costa decidiu ir à luta. 

2 comentários:

  1. "É uma derrota clara dos partidos do centro...", parece evidente, com algumas nuances.
    Foi um vendaval, os dois partidos do desgoverno tiveram só o pior resultado das 38 eleições já havidas.Há muito não têm legitimidade, agora confirmado.
    Tivesse o país um presidente cumpridor das suas obrigações ou, pelo menos, do juramento que fez e, há muito, teríamos tido eleições antecipadas, evitando-se todo o sofrimento do povo e saque do país.
    O ps, que tem necessidade de afirmar não ser o 3º partido da direita, o que só por si já é um mau indício, mas, se não quer ser imita muito bem. Em todas as votações importantes, na Assembleia da República ou no Parlamento Europeu, esteve sempre ao lado da direita.
    Pagou por isso.

    Na Guarda parece não ter havido sequer estado de graça, a desilusão, de quem se deixou iludir, é grande.Avaliação do trabalho feito não foi, não há nada, de substantivo, para avaliar.

    mário

    ResponderEliminar
  2. É chegada mais que a hora do PS se libertar das 'ressacas', as duas últimas foram, a nível concelhio, a 'ressaca das sandes' no encerramento da campanha das autárquicas e agora a mais recente e a nível nacional, a 'ressaca da GRANDE vitoria'. O PS é muito mais que isto e é capaz de muito mais que isto e já o provou durante os seus 41 anos de existência. Mude-se o que se tem a mudar de forma transparente e rápida tendo sempre presente os ideais defendidos e compromissos assumidos.

    ResponderEliminar