sexta-feira, 21 de março de 2014

Sermão de S. António aos Peixes

Resumo introdutório de Cláudia Ribeiro
“Sermão: Discurso religioso que se integra na chama oratória (arte de discursar em público) ”.
“Exórdio - momento em que o orador expõe:- o plano/assunto do sermão que pretende defender a partir de um conceito predicável. Pretende alcançar a benevolência, a simpatia e a atenção dos ouvintes. Termina com uma invocação a Deus ou à Virgem.”
“Exposição: faz parte do desenvolvimento do sermão e constitui o momento que faz a contextualização do assunto do sermão.”
“Confirmação: também faz parte do desenvolvimento do sermão e constitui o momento de comprovação ou demonstração das afirmações do orador. O desenvolvimento do seu pensamento faz-se por meio de dois tipos de argumentos: de autoridade e baseados em exemplos.”
“Peroração: destinada à recapitulação da essência do que se disse. É a última oportunidade que o orador tem para impressionar, convencer e influenciar o auditório recorrendo aos melhores argumentos.”
“No sermão de Santo António aos peixes, o exórdio ocupa o capítulo I. A exposição e a confirmação ocorrem nos capítulos II, III, IV, V. A peroração é no 6º capítulo.”

1 comentário:

  1. Já o texto, em si mesmo, é uma alegoria. A sua associação, tão melíflua como subtil, também o é. Mas não chega à maioria dos leitores. Quem entenderá? Leitores competentes e muitos, são precisos

    ResponderEliminar