sexta-feira, 7 de março de 2014

A escolha entre Ciências e Humanidades

Henrique Raposo, um cronista do Expresso, não sendo seu seguidor faz uma abordagem interessante sobre a escolha de um estudante ir para a área das Letras ou para a área das Ciências.
Deixo uma parte do artigo e o endereço para o ler completo.

Henrique Raposo
7:48 Quinta feira, 6 de março de 2014
Quer isto dizer que não deixarei a minha filha estudar letras? Não. Nós não podemos cair no extremo oposto, não podemos cair na visão utilitária, não podemos matar vocações.  Contudo, a minha filha será confrontada com três alíneas que nunca entraram no contrato da minha geração, a saber:
"(1) só vais para letras se essa for a tua vocação, não aceito escolhas baseadas na fuga à matemática; ir para letras para fugir à raiz quadrada não é vocação ou busca do sonho, é preguiça, uma preguiça que marcou milhares e milhares da minha geração, não vais repetir o erro.
(2) Vais continuar a estudar matemática mesmo depois de entrares no agrupamento de humanidades; não podes perder a agilidade com os números. Quando acabares o curso superior em letras, o mundo pode fazer gazeta aos teus sonhos e, nessa altura, tens de estar preparada para mudar de caminho sem dramas; nessa mudança de caminho a matemática é fundamental.
(3) Fica já a saber que o caminho das Letras é mais difícil do que os outros caminhos, é uma vida mais instável e pobre do que vidinha de alguém que segue economias, engenheiras, direitos, aliás, é mais instável do que o caminho do técnico profissional.
Se escolheres letras, será um acto de coragem. O pai ficará orgulhoso, mas será mesmo coragem e não a inconsciência que marcou boa parte da minha geração. Se aceitas os termos do contrato, assina aqui em baixo". 

Sem comentários:

Enviar um comentário