quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Director do TMG demitido

Transcrevo a pequena nota explicativa que Américo Rodrigues, Ex- Director do TMG deixou na sua página do Facebook
Pela minha parte só acrescento: obrigado pelo que fizeste na Guarda em prol da Cultura  
“Fui demitido do cargo de director artístico do Teatro Municipal da Guarda pelo actual presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro. O pretexto para a demissão, feita por telefone, foi a convocatória que fiz para uma conferência de imprensa onde tencionava esclarecer um processo de contratação artística (que o autarca publicamente colocou em causa com considerações impróprias e ofensivas). Tanto a convocação de conferências como a representação da Culturguarda são tarefas que me estão distribuídas em contrato. Achei também que devia defender a honra dos profissionais do TMG e a imagem da Culturguarda.”
“Estive no TMG quase nove e ele corresponde a um "sonho" de vários anos. Vou embora com a consciência tranquila de que fiz o melhor que sabia e podia, de forma a que o TMG fosse uma referência nacional”.
“Obrigado a todos os que colaboraram comigo e com o TMG nestes últimos anos”.
(Nota de fechadura: Deve haver para aí uns quantos a abrir garrafas de espumoso e talvez um foguete de lágrimas a celebrarem o acontecimento, sobretudo alguns moradores da Francisco dos Prazeres e Marquês de Pombal)

31 comentários:

  1. Vergonhoso!

    A Guarda deve muito ao Américo Rodrigues. Amaro deu um tiro no próprio pé; gajo nojento!

    ResponderEliminar
  2. Finalmente alguém dá ao tipo aquilo que merece!

    ResponderEliminar
  3. Não sei o que se passou, apenas o que li nos jornais, mas uma vez mais quem sai prejudicado são os Guardenses, o Dr. Américo Rodrigues fez muito pela cultura na Guarda, não volta de certeza a ser a mesma coisa, um bem haja do fundo do coração, Dr. Américo, fez um ótimo trabalho, todos lhe devemos muito, mas os invejosos e os oportunistas espreitam a cada esquina.

    ResponderEliminar
  4. Tudo isto cheira mal, direi mesmo que fede!! Um grande bem haja ao Américo.

    ResponderEliminar
  5. Isto faz lembrar a fábula do Lobo e do Cordeiro.Sim, porque o Presidente, sempre feroz, nunca escondeu a sua raiva e ferocidade contra a A Cultura e o TMG. As vítimas vão surgir. Américo Rodrigues foi uma delas, só que ele sai altivo, inteiro, vertical, coerente, verdadeiro. A sua dignidade tinha sido ferida. Era necessário repor a verdade e apontar o dedo à demagogia, descaradamente manifestada aos jornalistas. O Senhor Presidente, que também é caçador, de montarias na Serra e de pequena caça, poderá julgar que, por aqui, tudo é selvagem, bruto, sem inteligência e que as pessoas aceitam tiros, ser feridos ou mortos de qualquer jeito,como mansos cordeiros. À arrogância dos seus actos, à ferocidade das suas atitudes, responderemos com a civilidade da formação democrática e com as armas da palavra democrática.Cuide-se, senhor presidente, porque pelo que se diz e ouve, as pessoas da Guarda não gostam de si e muito menos dos seus actos políticos, como este que levou a cabo, tão injustamente. Não lhe perdoaremos. Destruiu uma glória da Guarda. Feriu o nosso orgulho de ter connosco um Homem culto e que sabia fazer as coisas. Aceite um conselho: Rodei-se de gente culta, inteligente e que saiba fazer as coisas.
    Nós andaremos atentos às suas pégadas. Aos tiros que desfere. Às pessoas que abate, politica e profissionalmente, é claro.
    Teremos assunto para mostrar a nossa indignação. A Ti, Américo, um reconhecimento pelo que fizeste pela Cultura. E lembra-te : "as árvores morrem de pé".
    Preferi dar-te um abraço a partir da escrita. Que fique como documento, já que por telefone as palavras são arrastadsa para qualqer sítio.

    ResponderEliminar
  6. Eu não devo nada ao Sr. Américo, mesmo nada!
    Numa coisa esse Sr. é mestre, em marketing, sim porque soube vender-se muito bem. Ao longo destes anos (pré e pós TMG) sempre conseguiu o que queria, inclusivamente muitos milhões de euros para das espectáculos que muitos poucos apreciavam.
    Uma coisa é certa, ninguém é insubstituível, por muito que custe a esse SR. admitir este facto, ele também não o é.
    Mas não nos devemos preocupar com o futuro deste SR., pois, tão ilustre figura da cultura Nacional, já deverá ter dezenas de convites para lugares melhores por esse mundo fora. ADEUS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espetáculos muito bons, demasiado bons! Até consegui não ter de sair da guarda para ver alguma coisa de jeito. Estou mais preocupado comigo do que com o américo, pq sim... ele vai sobressair noutro lugar qualquer. Eu é que fico aqui... à espera dessas tais coisas muitos apreciam (e que medo!)

      Eliminar
    2. Caro anónimo, o seu comentário também não é insubstituível!

      Eliminar
    3. Um comentário de revolta de um ser insignificante que nao entende nada do assunto, enganaste te no site rapaz.

      Eliminar
  7. Anónimo 13:08, pelo que diz não conhece o trabalho do Dr. Américo, todos da Guarda lhe devemos muito, não falo divida, meios financeiros, mas sim culturalmente, porque é um homem culto, não misturemos políticas partidárias, é uma pessoa que sempre disse o que pensava, tanto quanto sei, e sei alguma coisa, porque assisti a algumas palestras dele em lançamentos de livros e outros que tais, é um ator de grande talento, trouxe cultura à Guarda, fez grandes espetáculos com artistas da terra, com coletividades, lançou artistas da Guarda, que se tornaram conhecidos no País, e foram muitos, se cometeu erros? provávelmente sim, é próprio do ser humano, tem muito valor, tenho a certeza que o TMG, não volta a ser mesma coisa, com toda a certeza não tem medo de enfrentar outros desafios a sua qualidade é conhecida, não será problema, só acho que é injusto o que fizeram, tiveram medo de quê? que falasse? Não lhe deram hipótese de se defender? É porque há algo escondido, que não querem que se saiba! que raio de democracia estamos a viver nesta Guarda? Não sei do que fala quando diz esptáculos que poucos apreciavam, não apreciavam o titúlo sem sequer o ver, é isso? Vender-se? isso é ofensivo!! Eu nunca paguei nada, além do bilhete para ver os espetáculos, e foram muitos!! Ninguém é insubstituível claro que não, mas tendo uma pessoa com o gabarito dele, porquê mudar? Quando mudam os políticos, não acho bem que não aproveitem as pessoas de valor que estão nos cargos, mas enfim os favores das campanhas e os boys, têm que ter lugar, é muito triste!! Realmente todos temos que estar atentos, ao que se vai passar na Guarda, contem com isso, somos muitos.

    ResponderEliminar
  8. um despedimento político. O PSD é perito este tipo de despedimentos no Distrito da Guarda. O povo não deu mandatos para despedimentos políticos.

    ResponderEliminar
  9. O partido socialista ficou mudo e quedo sobre este abate seletivo. Pobre PS. Também tu Brutus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem cala, consente.
      Penso que o PS também ficou satisfeito com a decisão de Álvaro Amaro, mas claro que daqui a uns meses vai dizer que a câmara está a destruir o TMG e a cultura e que no tempo deles é que era bem feito. Uns ingratos, estes do PS.

      Eliminar
  10. "Nós andaremos atentos às suas pegadas", "somos muitos", claro que estes tons ameaçadores não metem medo a ninguém. Se são muitos a apoiar A.R., muitos mais são os que não lhe reconhecem assim tanto mérito.
    As melhores equipas de F1, são as que têm os maiores orçamentos, pelo que não é favor ganharem, o mesmo se tem passado com o TMG, ou não é verdade?
    Comparar o TMG com o resto da cultura oferecida no distrito, não passa de hipocrisia, provavelmente o orçamento do TMG é superior ao dos outros concelhos juntos.
    Quanto aos boys, vamos ver se vai entrar algum, não me parece. Do que tenho certeza é que se fosse eu o presidente da câmara já tinha levantado um processo disciplinar a A.R. pelas tristes declarações que proferiu na conferência de imprensa, pois como referiu é funcionário da C.M.G. e disso é que não se devia esquecer.
    Apoio totalmente a atitude de Álvaro Amaro, espero que continue a desenvolver o excelente trabalho que tem vindo a desenvolver. Uma coisa é certa, somos muitos, mesmo muitos a pensar desta forma.

    ResponderEliminar
  11. Se queria defender a Honra, ligava ao seu superior hierarquico e marcava uma reunião com ele a fim de esclarecer.
    Todos os que lêem isto e comentam e que sejam assalariados, vão dar conferencias de imprensa a falar desta forma dos vossos chefes, patrões ou empregadores e vejam o que vos acontece.
    Politizem lá o que quiserem a questão. Américo Rodrigues foi demitido por falta de lealdade. Independentemente do seu valor e do seu trabalho, portou-se mal, não foi solidário com o seu chefe, quis por as unhas de fora.
    Qualquer um que estivesse na posição de Álvaro Amaro se veria entre a espada e a parede. Ou tolerava e depois tinha de tolerar todas, ou simplesmente fazia o que fez.
    Eu teria feito o que Álvaro Amaro fez.
    Aproveitou, e depois de mostrar aos funcionários da Câmara que não estava ali para despedir ninguém (mostrou-o, chamando todas as secretárias dos antigos autarcas), mostrou que quem manda é ele e não tolera este tipo de atitudes tão frequentes em tempos passados.
    Pôs tudo em sentido.
    A responsabilidade é de Álvaro Amaro. Tem todo o direito de mandar e de exigir que haja lealdade.
    Os que agora querem politizar a questão, estejam à vontade.

    ResponderEliminar
  12. Num periodo de crise financeira ( Falamos de uns milhôes euros)C.M.G, e do TMG, sendo o Sr.Americo um Gestor cultural,pergunto não seria de fazer um esforço de não aumentar ainda mais a divida, recorrer a grupos locais , o valor ficaria na Cidade da Guarda ajudando associações .

    ResponderEliminar
  13. Ao contrario do que se pense, eu acho que o ANÓNIMO 13:08 deve conhecer bem o trabalho do Américo. E a forma como se despede (ADEUS) parece mesmo que de um ajuste de contas se trata.

    ResponderEliminar
  14. Caro 0108
    Na F1 não é quem tem maior orçamnto que ganha, caso Red Bull.
    Têm o melhor Ditector, têm o melhor desenhador, têm o melhor condutor e têm um bom gestor. Por isso ganham.
    Também por isso o TMG era ganhador.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr Oliveira

      E tem os melhores porque? Porque tem o melhor orçamento. Ou não será.

      Eliminar
    2. Eng. Oliveira, "era ganhador" porquê?, será que tudo o que se fez no TMG era da responsabilidade de A.M.? Será que toda a restante equipa não saberá fazer nada? Francamente não me parece, conheço alguns elementos do TMG a quem reconheço grandes capacidades artísticas e possuidores de uma vasta cultura.
      Tenho certeza de que essa equipa irá surpreender pela positiva, depois talvez caia um mito.

      Eliminar
  15. Queria informar o comentarista, Rui Campos, que o Senhor Presidente da Câmara não foi leal, verdadeiro, qualidades que se exigem a quem manda e sabe mandar. Saber mandar é difícil. Ser autoritário, é banal e é feio. O senhor Presidente, Álvaro Amaro, não disse a verdade toda aos jornalistas, quando, unilateralmente, das sua alturas, se pronunciou sobre o caso em questão.Foi, assim, demagogo, politicamente.O demagogo só diz meias verdades. E nós, munícipes, merecemos a verdade toda. A opinião pública deve ser formada com verdade. Andou mal, Álvaro Amaro nesta disputa vingativa. O subordinado merece respeito.E o superior hierárquico deve dar-se ao respeito,sabendo comportar-se com os subordinados, isto é, ter maneiras. E respeitar-nos, a nós, que

    ResponderEliminar
  16. Certas pessoas, quando ouvem falar de cultura, puxam loga da pistola.

    ResponderEliminar
  17. O PSD vai estoirar com esta merda toda. A Guarda está a morrer o PSD vai dar-lhe o passo que falta

    ResponderEliminar
  18. Anónimo 108, parece que quem anda a amedrontar, não são os que defendem AR, mas sim os que o atacam e o demitiram, parece que são donos disto tudo, viu-se na campanha que os meninos que o acompanhavam não gostavam da pessoa em causa, sem conhecerem o trabalho que tem feito, no CC fizeram acusações infundadas, quando digo somos muitos não é ameaça nenhuma, mas sim que acompanhamos o que se passa na "nossa" cidade não estamos de olhos vendados, neste País parece que o lápis azul vem a caminho. Fez alguma sondagem ou referendo para saber quem é contra ou a favor? Digo e repito perde-se alguém com muita cultura, que estava no lugar certo, quer queira ou não!! quer goste ou não!!
    Qualidade paga-se! Na Câmara já entrou uma girl!
    Sr. Rui Campos, tanto quanto sei não se realizou conferência de imprensa nenhuma, que forma de falar é essa que se refere?
    Além disso todos temos o direito à defesa.
    O chefe AA, não conhece o trabalho do subordinado, ouviu foi quem não gostava dele!! sabe lá Deus porquê!!

    ResponderEliminar
  19. Normalmente não o faço... mas desta vez é-me impossível passar ao lado!!! Tenho que expressar a minha opinião.
    Não tenho nada contra o (Dr.) Américo Rodrigues, nem a favor do (Dr.) Álvaro Amaro, no entanto, não entendo tamanha revolta por esta demissão, que só erra por tardia.
    A missão da Autarquia (no que diz respeito à Cultura) deveria ser a de assegurar a satisfação das necessidades e expetativas de TODOS os munícipes, e não apenas de ALGUNS (meia dúzia), que se deleitavam com "pseudo-espetáculos" intimistas, onde se gastavam milhares (ou milhões) de euros.
    O (Dr.) Américo Rodrigues é um homem de Cultura, um admirável organizador de acontecimentos culturais, um excelente escritor, um excelente homem de teatro... e como tal propostas de trabalho não lhe faltarão (certamente)... mas chegou a sua hora, bem como a hora do "aparelho socialista" que (des)governou a Guarda durante mais de 30 anos. Que transformou a Guarda na pior capital de Distrito do nosso País.
    A Guarda precisa de "sangue" novo, "sangue" fresco, de mudança, de pessoas que façam desta cidade... o que era há 20 anos atrás.
    A seguir ao (Dr.) Américo Rodrigues, deveriam sair outros... "Velhos do Restelo" que precisam de dividir para governar, ou melhor dizendo, dividir para REINAR neste "seu" Feudo Senhorial.
    Tenham vergonha e vejam a que estado chegou a nossa tão NOBRE CIDADE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este seu texto nem me merece qualquer resposta ou critica, de tão mau que é, ofende e chama burros, aos muitos Guardenses que conhecem o trabalho de AR, mas só uma coisa, se o PS (não sou socialista) desgovernou (acho que sim), a Guarda, o PSD ESTÁ A DESGOVERNAR E DESTRUIR O MEU PAÍS!!!!!! Receio que a solução encontrada, para a minha terra, não seja a melhor, pode até ser igual ou pior, começou com desrespeito e show off.

      Eliminar
  20. Ajuste de contas, sim!
    Posso aceitar que não se concorde com o trabalho desenvolvido e que até se dê ao povo o que o povo quer, mas esse sr foi desonesto ao dizer na comunicação social e não ao diretor da teatro que havia alcavalas. O subordinado deve calar-se? Baixar a cabeça? Há aqui comentários de gente sem caráter, como o dono!
    O comentário de Rui Campos é um exemplo disso.

    ResponderEliminar
  21. Os garotos do PS deitaram tudo a perder! Veio um glutão que suga o poder e arrebanha os tachos para os amigos. Na verdade, director do TMG é um lugar político, o presidente tomou uma decisão política e legitima. O que não é legitimo é a forma cobarde como o fez. Vamos ver o pero que vai meter para lá...

    ResponderEliminar
  22. Também acho que o PS se transformou numa creche de miúdos mal comportados e deu no que deu, podia ser diferente, sei que havia necessidade de mudar, mas acho que não foi a melhor alternativa, o Sr Dr. AA só se candidatou à Guarda, porque não podia ficar em Gouveia, sempre disse isto, não veio para salvar o burgo!!

    ResponderEliminar
  23. Calma guardenses. Afinal alguém votou no Sr. Amaro, ou terei sido eu de Lisboa?

    ResponderEliminar