segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O rosto dos candidatos

Com a “justicialização” da política aqui fica o rosto dos concorrentes á Guarda

25 comentários:

  1. Partidos e movimentos à parte, o que está aqui em causa é a honestidade e a integridade da lista. Se tivessem tudo correto nenhum tribunal iria impedir que fossem a votos.
    Que não se venham fazer de coitadinhos, porque eles também fizeram o mesmo à lista do Baltazar, nunca pensaram foi que alguém lhes pudesse fazer o mesmo.
    Eles impugnaram a lista do Baltazar Lopes e o PS impugnou a deles..
    Não está aqui em causa os poderes políticos e partidários, mas sim o cumprimento da lei.
    Se este senhores não foram corretos enquanto candidatos, como seria se fossem eleitos?
    Agora fica a questão, continuar na mesma como estamos ou dar a vez a gente nova para tentar mudar alguma coisa neste concelho parado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, também acho que devemos dar lugar a gente nova.
      Embora o dr. Igreja já lá tenha estado, mas foi como mero vereador e já há muito tempo. Agora, sendo ele o candidato a presidente e com uma equipa de gente que nunca esteve na Câmara, acho que é de lhe darmos o nosso voto!

      Eliminar
    2. Tem toda a razão, mas o Dr. Igreja é PS e foi o PS que governou na Guarda este tempo todo e chegámos onde chegámos...
      Apesar de apelidado de paraquedista na minha opinião não acho assim tão mal dar uma oportunidade ao Dr. Álvaro Amaro.
      Senão veja os casos da figueira da foz que desenvolveu com o Santana Lopes que de certeza que só conhecia o casino, e depois da sua passagem por lá a figueira desenvolveu e é hoje um dos centros turísticos mais procurados em Portugal.
      Joaquim Morão também não é de Castelo Branco, mas tem feito um óptimo trabalho...
      Mas depois de dia 29 vamos ver como ficamos.
      Ganhe quem ganhar, que coloque os interesses do concelho à frente dos pessoais.

      Eliminar
    3. E Álvaro Amaro o que fez em Gouveia? Conheço Gouveia e muita gente de lá e querem vê-lo pelas costas, dizem até,"fiquem lá com ele desde que esteja longe de nós" portanto não deixa saudades, além das dividas. O Santana Lopes deixou a câmara da Figueira de rastos, só não se soube tudo, porque quem o sucedeu foi outro do PSD, não venham deitar poeira para os olhos, além de ser do partido do Governo, que está a afundar o nosso País (parte pobre), não confio, lembremo-nos, na polémica da regionalização não queria, porque não queria, Gouveia com a Guarda, de repente ama a Guarda e o seu futuro????? O que se trata é do furturo dele.

      Eliminar
    4. Embora ache que Álvaro Amaro vá ganhar, não vou votar nele, por uma questão de princípios.
      Estive de alma e coração com o movimento A Guarda primeiro e é nele que vou votar, mostrando inequivocamente a minha vontade, isso ninguém mo vai impedir.

      Eliminar
  2. Caraças ninguém comenta aqui nada...ai não, são muitos votos que andam aí à solta...não se pode ofender nem ridicularizar seja o que for...ordens superiores: caros servos nem o comentários contra os que não vão a votos que o voto deles interessa. Fazemos de conta que não aconteceu nada...O PS (e agora sem ser irónico) impugna as listas do Movimento a Guarda Primeiro, no seu legítimo direito, mas depois sai a decisão e nem uma palavrinha...nem sabem bem o que fazer para ir buscar esses votos...mas podem tirar o "cavalinho da chuva", deram a vitória de bandeja ao pequenote de Coimbra!Já estou como O Álvaro Cunhal quando disse (não sei se por estas exactas palavras): tapem um dos olhos e votem Mário Soares. Agora tapem um dos olhos e votem no pequenote de Coimbra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além do "pequenote de Coimbra", há outros candidatos e também a possibilidade de votar em branco ou... na Guarda primeiro. A jovem juíza do Tribunal da Guarda e o TC não proibiram ninguém da fazer um "G" no boletim de voto e pôr uma cruz à frente!

      Eliminar
  3. Miséria.. Seja qual for o desfecho disto, é uma TRAGÉDIA para a cidade da Guarda e para o futuro de todos nós... Esperemos que seja dada a devida resposta pelo povo, pois é o POVO que deve ser soberano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensemos bem antes de votar, depois não tem remédio. Oportunistas? Comigo não. Se a lei se deve cumprir, então cumpra-se, com "de ou da" há limitação para mim, dinossauros? Não obrigada.

      Eliminar
  4. Assim anda a nossa justiça, o PS reclamou de candidaturas a Freguesias para as quais não tinha legitimidade para o fazer, por não apresentar candidaturas a esse órgão. Com é possível os tribunais deixarem passar estas irregularidades?
    Texto citado no acórdão 550/2013 do Tribunal Constitucional:
    “O Tribunal Constitucional tem afirmado que só tem legitimidade para recorrer das decisões do juiz da comarca relativas à apresentação de candidaturas à eleição de órgão autárquico, quem for concorrente à eleição do órgão em causa (cfr. neste mesmo sentido os Acórdãos do TC n.ºs 267/85 e 271/85, a propósito de norma semelhante à do atual art. 32.º da LEOAL).”

    ResponderEliminar
  5. Todas as listas na sua formação têm as suas contradições: privilégios partidários em aspectos processuais;mesquinhez nas queixas;poderes ocultos a minarem a sua credibilidade;aspectos formais das leis, não cumpridos, que aniquilaram a cidadania e vontade democrática de ter outros actores políticos...Fez-se uma justiça formal, mas castigou-se a cidadania e...a democracia. Negou-se a substância e preteriu-se o acidental(o formalismo).O Tribunal Constitucional não deve julgar só a formalidade legal, nada substantiva, neste caso. Falhou. Aplicou uma chapa igual para as candidaturas, ditas independentes.Gostaria de ler e de apreciar a decisão e compulsá-la com outras candidaturas.Matou uma esperança à nascença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida a Guarda vai perder a melhor lista destas eleições, que me desculpem, mas as restantes listas deixam a desejar, foi o que moveu o PS, quando conheceram os candidatos, passaram-se. As máquinas partidárias têm tudo à disposição e muitas vezes qual lisura, por lá haverá! Penso que as candidaturas independentes sempre concorreram assim, só que ninguém as impugnou, passaram. Este movimento não deve parar. Faço um apelo não deixem que os de fora nos governem.

      Eliminar
    2. E vamos querer ser governados, mais uma vez, pelo PS? 38 anos de desgraça!!!! É nisso que apela, 1908? Não! BASTA!!! Eu apoio e VOTO na MUDANÇA! E mais lhe digo, os que se portaram melhor com os independentes foram os da candidatura do PSD. Sempre respeitaram! Não nos quiserem afastar na secretaria como o PS fez sabendo que ia perder as eleições!

      Eliminar
    3. Também para as legislativas votaram na mudança, levamos todos por tabela, um Passos um Relvas, toda uma corja que nos vai por a pão e água, se esse ficar na Guarda vai depenar-nos, o que mudou? mudou tudo sim, para pior, eu estive de alma e coração com A Guarda Primeiro, por muito que me custe votar no Dr. Igreja, custa-me mais ver esse sr. Amaro como Presidente da minha Câmara, não gosto do currículo, não gosto das posições que tomou no passado, contra a Guarda, não gosto do discuso, foi deputado pela Guarda, não foi diferente dos outros!! Deem-me uma razão para votar nessa pessoa!

      Eliminar
    4. Está a exagerar 1748, fez-se muita coisa boa, hà 38 anos havia muita aldeia sem luz sem água sem caminho, era uma probreza atroz, foi o PS que levou tudo isso lá e com boicotes muitas vezes dos governos do PSD, não sei a sua idade,se calhar não sabe, mas eu sei muito bem.
      O PSD portou-se bem com A Guarda Primeiro foi? Pois portou, mas porquê? Só tinham vantagem com as duas listas, para eles era uma festa a divisão, temos de ver que os partidos não dão ponto sem nó, é tudo medido e pensado ao pormenor. Esta não é a alternativa para a mudança, de todo.

      Eliminar
    5. Anónimo 17:48, areia para os olhos não! Não estivemos 38 anos a ser governados pelo PS (organização), estivemos a ser governados por pessoas: Vítor Cabeço, Abílio Curto, Maria do Carmo, Joaquim Valente. E todos deixaram obra feita, uns mais que os outros obviamente, conforme as necessidades e as possibilidades de cada mandato.
      Quanto ao respeito para com os denominados independentes, só se foi na Guarda, porque noutras localidades não tiveram esse "respeito". Porquê dois pesos e duas medidas em relação a situações muito semelhantes?

      Eliminar
    6. Pois votem de novo no PS e verão o mesmo resultado de sempre! Nada feito! Obras, sim! Mas há quanto tempo projectadas? Empresas, todas desapareceram, as escolas sem aluno! Alguem aqui me pergunta a idade, 32 anos. Fiquei pela Guarda, mas garanto que poucos ficaram comigo. Todos aqueles da minha idade e que comigo estudaram nas escolas da Guarda fugiram da cidade por algo melhor. Qualquer dia isto vira aldeia!

      Eliminar
  6. É pá tirem o Valente dali.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o Valente, que vai no topo, mas já agora o Valente não é má pessoa, talvez lhe falte alguma garra. Mas este que veio não sei de onde, também me parece um paradinho. Estou fora, não, para mim não.

      Eliminar
  7. É impressionante como tantos comentadores (e não me refiro, de forma alguma, ao autor deste blogue) e alguma imprensa da nossa praça passam por cima da alternativa óbvia que é a CDU. Gente séria e com provas dadas (tanto os candidatos da Guarda em si mesmos como em geral a gestão autárquica da CDU por esse país fora).
    CDU que, para mais, esteve sempre fora destas tristes guerrinhas.
    Os preconceitos são muitos, mas creio que uma boa parte do eleitorado que se identificava com a Guarda Primeiro, um eleitorado justamente descontente com o PS e o PSD/CDS, um eleitorado essencialmente de esquerda, irá com toda a razão confiar o voto à CDU, ainda que esta possa não ganhar a câmara. Se assim não fosse, a pretexto do "voto útil", inutilizariam os seus votos ajudando a eleger uma de duas candidaturas (PS e PSD/CDS), cada uma pior que a outra.

    ResponderEliminar
  8. Tem razão no que diz, anónimo 0002, mas é isso mesmo o voto útil, votando na CDU, como eu gostaria, é dar votos a Álvaro Amaro, porque infelizmente não ganha, quer queiramos quer não e ainda que custe a aceitar, eu prefiro o PS, é assim que eu acho, tenho a certeza que não sou a única.

    ResponderEliminar
  9. Anónima das 15:32, veja as coisas noutra perspectiva: se a CDU, mesmo não ganhando, eleger um vereador, tal condicionará muito (pela positiva, necessariamente), a política camarária, seja qual for o vencedor. Assim, se o voto útil fizer com que as coisas se dividam entre o PS e o PSD/CDS, teremos uma câmara de bloco central. Uns a presidir e outros a colaborar, fazendo uma política que, na realidade, não difere assim tanto. Embora compreenda o seu medo de que ganhe o Álvaro Amaro: se o PS, ganhando, fará o que de pior fez o PS na câmara, o PSD/CDS irá destruir o que de melhor se fez (que foi pouquinho, mas foi). Daí a necessidade de eleger CDU, mesmo na oposição.

    ResponderEliminar
  10. Já me dei ao trabalho de aqui deixar alguns comentários! Todos excluídos! E porquê?! Não lhe convêm! Mas afinal, este blg é o quê?! Fantochada!!!! Olhe que algum dia alguém se chateia com esta porcaria!

    ResponderEliminar
  11. Caro 1420
    Se se chateia só está a perder tempo, pouco me interessa que fique chateado.
    Se os seus comentários são insultuosos e acusatórios sem fundamento e semidentificação, neste blogue não são publicáveis.
    Quanto a pura opinião não recuso nenhum.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  12. Posso concordar consigo anónimo 2344, creia que sempre votei CDU,nunca conseguimos um vereador, neste caso se fica aquele homem vou condenar-me muito, eu acho que há muita diferença, entre PS e PSD, até na arrogancia de alguns que acompanham Álvaro Amaro, já andam a cantar vitória, têm uma certeza que me incomoda.
    Anónimo 2352, o poder local pode fazer alguma coisa, mas não tudo, não pode obrigar empresários instalarem-se na Guarda, mesmo dando condições, há fatores ligados à situação geográfica e climatéricas, entre outros, depois todo o interior está um deserto, vai culpar a Câmara da Guarda por isso? Obras é como diz estão projetadas, mas é preciso dinheiro, o governo está isento de culpa? O que aconteceu com o hospital? Assim que o Passos deu o pulo para o trono mandou parar!
    Com o hotel que vocês tanto falam e pintaram... também lá está o dedo do governo. Os que vão embora daqui, é tudo culpa dos mesmos o desemprego não é por todo lado, sabe quanto aumentou o desemprego com o seu Passos, não sabe? Sabe quantos professores foram para o desemprego agora, sabe não sabe? Também sabe porquê este governo quer destruir tudo o que é público, a seguir é a saúde, são neoliberais, defensores do capitalismo laissez-faire, vão deitar abaixo a nossa vida a de todos e a sua também. Com a minha ajuda nunca, não voto PSD, por tudo isto, mas até podia eventualmente se fosse uma pessoa conhecida, independentemente da cor partidária, boa pessoa, mas não é o caso, não o conheço e o que sei é que tentou prejudicar a Guarda, não consigo acreditar nele. Mais uma coisinha ontem alguém publicou o que essa figura fez em Gouveia, sabe tudo projetos, nada concretizado, procure, eu vi no face.

    ResponderEliminar