segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Campanha por um candidato

A campanha a favor da eleição de Marco Loureiro do BE continua por parte e alguns apoiantes da “Guarda Primeiro”. Já não é só nas redes sociais e estão convencidos que o vão eleger.
Um dia ainda irei perceber esta atração pelo candidato do BE.
Não entendo porque não apelam á CDU ou ao MRPP que são ideologicamente mais próximos daqueles dois partidos do que do BE. Escolhas são escolhas e se isto são pequenas vinganças a Guarda não vai acabar bem. Já nos basta o que temos e não precisamos de mais.
Vejamos uma simulação:
Se o Partido A tiver 42,3% (limite da maioria absoluta)
Se o Partido B tiver 38,0%
Se a CDU tiver 3,5%
Se o MRPP tiver 1%
Se os Brancos/Nulos forem 4,5%
O BE terá 10,7% e então elegerá um Vereador
Estas contas são válidas também se apoiarem a CDU ou o MRPP para poderem eleger um Vereador.

7 comentários:

  1. A CDU tem um bom programa eleitoral. Alguns candidatos são recomendáveis pela sua formação humana, política...As práticas autárquicas da CDU,no país, quase sempre foram exemplares.Como entendo que nestas eleições para os orgãos autárquicos não é aconselhável colocar os ovos todos no mesmo cesto, a nossa escolha deverá reflectir esta realidade. O voto branco só vale como protesto e, infelizmente, entre nós, não tem qualquer leitura política nem permite qualquer representatividade.E se reflectirmos sobre isto?

    ResponderEliminar
  2. O seu primeiro parágrafo diz tudo. "Alguns" podem estar a fazer essa campanha, mas não será seguramente a maioria. Porque a maioria posiciona-se ao centro e nunca terá o Bloco como opção de voto.

    ResponderEliminar
  3. Vale a pena ouvir o debate entre os vários candidatos (cabeças de lista) à Câmara na Rádio F. Em podcast ou em reposição a partir das 19h de hoje. Mário Martins arrasa Álvaro Amaro e fica clara a diferença entre a CDU e o BE em termos de atitude, de solidez e de candidatos.

    ResponderEliminar
  4. Caro A. Oliveira,

    Lá está vocemessê com ilações precipitadas...

    Não sei de onde lhe vem essa ideia, ou melhor, quais os factos que lhe permitem chegar a tal conclusão.
    A mim quer me parecer, mas isto sou eu a dizer, que foi mais o BE que se "colocou", ou melhor, que se tentou "colar" aos apoiantes do movimento "A Guarda Primeiro", com aquela nota de impressa, do que o contrário.

    Não percebo como não coloca em perspectiva alguns factos eleitorais... Por exemplo,

    Quem era a maioria dos apoiantes do movimento "A Guarda Primeiro"? Será que alguma vez essa maioria votaria no BE? Quer em termos ideológicos, quer em termos de reconhecer no candidato que o BE apresenta à CM da Guarda alguém com competências para tal? É que essa coisa de voto de protesto nas eleições autárquicas é no mínimo falte de inteligência política... Que diferença faz ter um vereador do BE que iria durante 4 anos contestar tudo e todos só porque sim? Nenhuma, para quem não é militante ou apoiante do BE, entenda-se. (sem qualquer tipo de desconsideração para quem o é)

    Mesmo depois de excluídos da corrida eleitoral o movimento "A Guarda Primeiro" dá muito que falar, por quê? Olhe outro facto eleitoral importante para colocar em perspectiva.

    Tão atento andava o meu caro A. Oliveira às, nas sua palavras, "cópias" que o movimento "A Guarda Primeiro" fazia para organizar as suas iniciativas de campanha, agora o que dizer de cópias de alegas "cópias"?Olhe outro facto eleitoral importante para colocar em perspectiva.

    Respeito e admiro o seu blog, porém não resisto, sempre que aqui "venho", em deixar alguns e modestos alertas para pequenas distracções, negligentes, assim o creio, nas quais vou reparando.

    Desta forma, espero funcionar como uma espécie de "Memofante" do meu caro A. Oliveira para que possa evitar essas distracções, negligentes, fruto de pequenos lapso de memória.

    Cumprimentos e resto de uma boa campanha, desejo-lhe sorte para o próximo dia 29 de Setembro.

    ResponderEliminar
  5. Caro 2134
    Obrigado pela ajuda.
    Tenho contactado pessoas ligadas e integrantes do movimemto "Guarda Primeiro" e por isso não estou a inventar.
    Não posso adiantar mais para não comprometer ninguém
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A. Oliveira,

      Bem sei que não está na obrigação de comentar/responder a tudo o que se aqui escreve/comenta relativamente ao que o "proprietário" deste blog, no caso o meu caro A. Oliveira, publica.

      Sendo eu o Caro 2134, tenho pena que não tenha respondido/comentado o resto do texto. Mais uma vez reforço o facto de bem saber que isto não é nenhum clube de fãs, pelo que não tem a "obrigação" de responder a tudo, ficando na sua liberdade responder ao que entender e tiver por conveniente e oportuno.

      Sem querer, mais uma vez, ser uma espécie de "Memofante" do meu caro A. Oliveira, relembro o seguinte:

      1- O facto de "alguns" votarem no BE, não significa que a maioria vote.
      2- Um movimento de cidadãos que se uniu em torno de uma ideia, "A Guarda Primeiro", jamais pode ficar vinculado à opinião/sentido de voto de "alguns".
      3- Cada tem legitimidade para proferir a sua opinião quanto ao seu sentido de voto, mas nunca terá legitimidade para falar em nome de um grupo de cidadãos.
      4- Enquanto movimento "A Guarda Primeiro" todos falámos a uma só voz, hoje, relativamente ao dia 29 de Setembro cada um, legitimamente, falará por si e apenas por si.
      5- Afinal, apesar de tantas críticas, parece que o movimento "A Guarda Primeiro" trabalhou bem, cumpriu bem o seu desígnio: colocar a Guarda Primeiro e ouvir as suas "gentes". Só isso explica a enorme atenção que ainda merece, mesmo sendo uma candidatura que não irá a votos. O que também é sintomático da força que este movimento "A Guarda Primeiro" ainda tem.
      6- Mais uma vez renovo-lhe os votos de um resto de boa campanha e boa sorte para o próximo dia 29.


      Eliminar
  6. "A Guarda Primeiro" mexeu com muita gente, fez tremer alguns candidatos a estas autárquicas, até ao ponto de tudo fazerem para tirarem da corrida, o que conseguiram e tanto me custa a aceitar, porque estava de alma e coração nesse projeto muito bom com uma pré-campanha do melhor que já houve na Guarda, sempre julguei que servisse de lição para alguns, mas infelizmente não, é tudo mais do mesmo, este modelo está gasto, nao ensina nada, não transmite nenhuma mensagem, é muito baixa, sem nível. Contudo tenho que optar e não vou votar no BE voto no PS, não vou com AA, não gosto, não me merece confiança, tentou nprejudicar a Guarda, além disso é da mesma massa dos carrascos do governo, são motivos suficientes, além de haver mais.

    ResponderEliminar