sexta-feira, 16 de agosto de 2013

E as sondagens ditaram…

A sondagem feita pela Eurosondagem para a SIC/Expresso deu o seguinte:
Álvaro Amaro – 30,2%
Virgílio Bento – 27,7%
José Igreja – 27,5%
Marco Loureiro – 5,3%
Mário Martins – 5,0%
Baltasar Lopes – 3,5%

26 comentários:

  1. Bento não ia ter só 1 ou 2 porcento?

    ResponderEliminar
  2. Já esperava este resultado porque temos todos trabalhado muito para uma GUARDA COM FUTURO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Guarda com Futuro com 30% não me parece...

      Eliminar
  3. O silêncio é ensurdecedor...

    ResponderEliminar
  4. Para já Álvaro Amaro está a beneficiar do seguinte:
    - da visibilidade nos media pelo facto de pertencer ao grupo dos presidentes com mandatos (i)limitados
    - da divisão de votos na área do PS e próxima do PS, com duas candidaturas em confronto.
    - do facto de estar um passo à frente no contacto com o eleitorado da Guarda. Além dos cartazes (na cidade e nas aldeias), distribuiu um Jornal de Campanha a todas as casas. Prepara-se também para renovar os outdoors.
    É, até ao momento, a candidatura que parece trabalhar de forma mais profissional. Isso não significa, no entanto, que venha a vencer. Vai existir um grande dilema no eleitorado do movimento A Guarda Primeiro e do PS. Manter posições e entregar a vitória ao PSD? ou optar pelo voto útil. E qual será o sentido desse voto útil. Se não existisse na Guarda um forte sentimento da necessidade de mudança, diria que o voto iria transferir-se para o PS. Mas como é forte o querer de mudança dos cidadãos, o movimento A Guarda Primeiro pode fazer história. Mas para já é o PSD que segura a candeia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voto útil em pessoas que não sabem o que é democracia???? O Sr. já se esqueceu que os Sr.s Dr.s Bento e Rodrigues não obtiveram a maioria dos votos dentro dos partidos onde o primeiro militava e o segundo ainda não teve o bom senso de se desfiliar?
      Ao perderem as eleições, o vai acontecer para bem de todos, o que irão fazer? pedir CNE para as impugnar? ou vão ocupar o gabinete do presidente porque não aceitam o resultado?

      Eliminar
    2. Anónimo das 23:17, sabe por acaso porque é que o dr. Virgílio Bento não obteve a maioria dos votos dentro do seu partido? Olhe que há muita maneira de se ganharem eleições e, num universo eleitoral de duzentos e poucos eleitores, então nem se fala...
      Já pensou porque é que, embora em termos de sondagem, ele está à frente da candidatura "oficial" do PS?

      Eliminar
    3. Quem fala assim é que não parece saber o que é democracia. O dever ultimo de um politico é com a sociedade não com o partido. Se VB n acredita na escolha feita tem o dever de se candidatar e sujeitar-se a escolha do povo- esse sim soberano. A democracia não se esgota na ida às urnas votar nas opçoes dos partidos.

      Eliminar
    4. Depois de ser eleito pelo povo, o politico tem o dever de trabalhar exclusivamente para este (coisa que por aqui não se tem visto).
      Mas para chegar ao voto do povo, tem de passar pelo voto do partido, e isso também faz parte da democracia, porque esta existe porque existem partidos, não porque existem independentes, ou melhor, uma espécie de independentes.
      A democracia existe quando o universo eleitoral é de 10 como de 10 mil milhões, o principio é o mesmo. O que o Sr. deixa ficar no ar é que no PS foram comprados votos,isso sim é grave e não fica bem a um partido com a responsabilidade social como a do PS.

      Eliminar
  5. Se calhar Bento foi quem deu ao PS a ambição para as vitórias de 2005 e 2009, não??? E a unidade partidária, é tarefa de quem??? Afinal o PS deixou-se fugir para Bento, o "traidor"??? Afinal José Igreja e a sua linha radical não conseguiram unir??? Afinal são mais de 1% ou 2% os eleitores do PS que vão com Bento??? O problema do PS é não ter conseguido perceber o que se passou nas legislativas de 2011, quando teve os humilhantes 28% no concelho da Guarda. É este aparelho que anda à volta de José Igreja que é responsável pelo grito silencioso de revolta dos eleitores. 41% de abstenção no concelho da Guarda, lembram-se?! Maior a abstenção que o voto no PSD. O PSD, aliás, consegue com Álvaro Amaro pouco mais que nada: aos 28,3% que teve nas autárquicas de 2009 junta nem 2% pela coligação com o CDS... e mais nada! O PS é que devia ter percebido que numas diretas de 50/50 a parte que vence tem como primeira tarefa chamar a parte que é vencida. Agradeçam a Bento ser candidato independente. Com Bento ou misturado neste PS ou ausente e com a inabilidade de José Igreja, Amaro pulava e ganhava por muitos. Caiam na asneira de levar até ao fim a impugnação na secretaria das listas de Bento e vão ver, em caso de académico afastamento de Bento, o resultado do mano-a-mano apenas PSD-CDS / PS. As pessoas estão fartas de vocês. As pessoas querem a mudança. Bento ainda é o benefício da dúvida contra um dinossauro que não nos acrescenta nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se lhes acaba a prosápia! Depois do que andaram a dizer e a fazer, os independentes foram esmagados! Escusa de vir agora com teorias de última hora!

      Eliminar
    2. Um bom exemplo da sabedoria do povo. Coisa que o político fraco não consegue antecipar. Muito bom o seu comentário.

      Eliminar
  6. Esta sondagem é manifestamente prematura e irrealista, basta ver a "qualidade" da amostra e a sua reduzida expressão !! Não é seguramente possível que a população do concelho da Guarda queira entregar a sua CM à mesma força partidária de um Governo que tanto tem prejudicado os portugueses e o interior do país e que tem como candidato alguém que sempre que pôde prejudicou seriamente a Guarda. Seguramente não o fará!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A população do concelho da Guarda não quer seguramente entregar a sua CM à força partidária que refere, tanto que só lhe dá 30%. Tivessem deixado ser o candidato do PS Virgílio Bento e a Câmara continuaria PS por larga maioria...

      Eliminar
    2. A Câmara não é um direito por usucapião.
      É preciso merecê-la.

      Eliminar
    3. O que a população da Guarda quer é mudar o "governo" desta câmara, que é bem pior que o governo de Portugal.
      A reportagem da SIC espelhou bem a tristeza que é este concelho, envelhecido sem empresas nem futuro para os jovens.
      Quem continua a votar no PS ou nos "afastados" é porque não gosta mesmo da Guarda, esso é de lamentar!

      Eliminar
    4. Ao anónimo das 23:07.. E o que são os concelhos do interior deste país dominados há largos anos pelo PSD ? Queres ver que estão todos muito desenvolvidos, povoados e cheios de emprego .. e ninguém dá conta ?

      Eliminar
  7. A Blogosfera é a unica que leva o Igreja ao colo. E influencia em muito a votação. Quanto à sondagem é um mero empate técnico. Apenas o começo. O primeiro milho é para os pardais. A equipa do PS é que não tem qualidade. Provavelmente depois das eleições o PS vai ter que reformular a sua forma de estar na sociedade da Guarda, correr com os instalados, com os procurdores de emprego público e os que mais... As pessoas que gravitam à volta da candidatura do Igreja, têm uma imagem tão má que não dão oportunidade/esperança ao candidato. Se não mudarem o staff vão ter uma derrota pesada e o voto útil vai funcionar nos independentes que ganham ao Amaro com uma perna Às costas.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Blogosfera com Igreja ao colo ? Essa só pode ser para rir !

      Eliminar
  8. Blogosfera com Igreja ao colo ? Essa só pode ser para rir !

    ResponderEliminar
  9. Gostei da análise do anónimo 17 de Agosto de 2013 às 00:44

    ResponderEliminar