quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A Impugnação das listas “Guarda Primeiro”

O Juiz da Guarda decidiu não dar provimento á reclamação feita pelo PS em relação às listas de “Guarda Primeiro” no que toca às listas para a Câmara, Assembleia e algumas Juntas de Freguesias.
Declarou com irregularidades as listas para as Juntas e Gonçalo e Pousade/Albardo.
Como não loi o despacho relativamente às juntas com irregularidades não sei se são corrigíveis ou se definitivamente não podem concorrer. Seria uma grande perda para “Guarda Primeiro” e uma severa derrota para Pedro Pires.
Em Pousade/Albardo ficaria uma única lista concorrente do PSD.
Adenda: Mário Martins, cabeça de lista da CDU à Câmara da Guarda, lembra-me, muito bem, que a CDU  também concorre à Freguesia de Albardo/Pousade, aqui fica a rectificação. 

19 comentários:

  1. Julgo haver aí também lista da CDU.

    mário

    ResponderEliminar
  2. Sr. Oliveira: O despacho não tem nenhum prazo. Na lei, dá-se 48 horas para reclamações. Corrigidas as irregularidades, poderão prosseguir com as listas a eleições, caso contrário não apresentarão listas nessas freguesias.
    Esperemos para ver se cometeram irregularidades que dêem para reparar, ou se será definitiva a retirada de listas nessas freguesias.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Caro Mário
    Peço desculpa pelo erro.Ontem estive a falar com uma pessoa de uma das Listas e só me falou do PSD e Guarda Primeiro como concorrentes A Albardo/Pousade.
    Volto a pedir desculpa pelo lapso
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela correcção.
    Lapsos todos temos.
    mário

    ResponderEliminar
  5. Talvez MR seja o vereador que em Outubro regresse à casa mãe e gente esquerda a dar a mão a isto, embora ele agora seja 2.º de quem critica neste texto.

    Mais uma vez as contas do município da Guarda

    Ano após ano, a oposição chama a atenção para o desnorte das contas municipais sem que os responsáveis pele gestão municipal invertam a tendência anunciada e assumam as responsabilidades derivadas de tal gestão.

    No passado dia 30 de abril foram apresentadas e aprovadas na Assembleia Municipal as contas de 2011. Bastaria, a este propósito, transcrever o que escrevi, neste mesmo jornal, em 02/05/2011, exatamente há uma ano, onde deixei exarado o seguinte:
    «(…)
    É inconcebível que, ano após ano, sejam cometidos os mesmos erros, se adotem as mesmas políticas e estratégias e se olhe apenas para a consolidação e manutenção do poder, em detrimento de uma visão estruturante que garanta a conceção de um concelho aglutinador e capital de toda uma região (correspondente ou não ao atual modelo de organização distrital), e se penhore o futuro coletivo dos habitantes da Guarda.

    Como é que se explica aos munícipes de uma capital de distrito, que viu crescer a sua taxa de desemprego em quase 60% desde 2001, que as despesas correntes da Câmara Municipal (que representam todos os gastos de funcionamento da referida estrutura, sem qualquer contributo para a geração de riqueza) representem 55% do orçamento da edilidade, ou seja, mais de 6,3 milhões de contos, e 35% correspondam as gastos com o pessoal?
    Como é que se justifica que a taxa de execução orçamental do município da Guarda, seja de 30%, quando a média nacional se encontra claramente acima dos 65% (dados de 2008), e tenha descido quase 17% comparativamente a 2009?(…)

    Por este andar, qualquer dia estaremos inseridos numa micro-região coletivizada, em que a maior parte da força de trabalho dependerá da autarquia, ficando a iniciativa privada completamente esvaziada de mão-de-obra e incapaz de sobreviver, em virtude da acumulação e não pagamento de dívidas por parte do município.
    É este o panorama realístico das finanças municipais. Muito provavelmente, esta situação já de si incomportável, exigirá a curto prazo, o recurso a um Plano de Reequilíbrio Financeiro, correndo o risco de, a não ser feito, caminharmos para a situação de insolvência da autarquia. (…)»
    Volvido mais um ano, apesar de todos os avisos, a situação não melhorou e é a própria Inspeção-Geral de Finanças que veio reconhecer o óbvio: a autarquia da Guarda encontra-se em situação de rutura financeira. Idêntica conclusão consta do relatório da auditoria do ROC da CMG, onde se pode ler que, «para efeitos do artigo 40.° da Lei das Finanças Locais e do Decreto-Lei n.° 38/2008 de 7 de março e face à situação financeira a 31 de dezembro de 2011, o Município da Guarda reúne as condições de desequilíbrio financeiro conjuntural suscetíveis de recurso ao Plano de Saneamento Financeiro Municipal».
    Continua a constar-se, mais uma vez, que a CMG só executou 36% daquilo a que se propôs, pois tinha orçamentado 87,5 milhões de euros e só executou 31,37 milhões. Mais, se compararmos com os outros municípios verificamos, tal como referimos, há um ano, que os problemas do município da Guarda não são iguais aos da generalidade dos municípios, pois a média de execução orçamental dos municípios portugueses é superior a 60%, ou seja, praticamente o dobro do que executa o município da Guarda.
    Consta do relatório de auditoria do Inspeção-Geral de Finanças que «a análise do processo de elaboração e gestão orçamental revelou falta de rigor, destacando-se a prática reiterada de empolamento de receitas (com uma taxa de execução sempre inferior a 50%)… o que permitiu a previsão indevida de despesas cujo pagamento não era possível realizar atempadamente».(...)

    Por: Manuel Rodrigues
    * Presidente Concelhia da Guarda do PSD

    ResponderEliminar
  6. Esta crónica aqui tão bem postada é a prova cabal de que para alguns.. ditos independentes.. em política é o vale tudo.
    Critica-se despudoradamente quem está no poder, com ou sem razão, mas o que importa mesmo são os projetos de ambição pessoal e o atingir desse mesmo poder, a qualquer custo, mesmo que para isso se tenham que engolir muitos sapos do tamanho de elefantes.
    Estou convencido que um povo bem informado saberá sempre na hora da verdade distinguir o trigo do joio e afastar, como tem sabido até agora neste magnifico Concelho da Guarda, todos os que apenas se sabem servir da democracia como forma de tentar atingir um poder que apenas a eles próprios serve (ou tem servido), mesmo que aparentemente estejam (ou digam que estão), ao serviço da comunidade e do bem comum.
    Pelo contrário, é de louvar a atitude ao atual Presidente da CM ao não se recandidatar, mesmo podendo legalmente fazê-lo (ao contrário de alguns que por aí andam), mostrando assim que não está agarrado ao poder e abrindo espaço, dentro do seu próprio partido, para uma renovação, de pessoas, atitudes, ideias e mentalidades, de todo desejável.
    Estranhamente, na Guarda, constata-se que o partido que governa a CM há várias décadas, é o único que mais uma vez, sabe renovar-se, e não nos presenteia, com muitos outros, e movimentos ditos independentes, com as mesmas caras (apenas mudam de siglas ou de protagonistas secundários)que há muito estamos habituados a ver aqui pela Guarda, seja da política local, seja na distrital..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roma não paga a traidores!

      Eliminar
    2. Anónimo das 10:37, resta saber quem traiu quem...

      Eliminar
  7. Vai sair uma sondagem SIC/Expresso

    A sondagem vai demonstrar que o PS terá uma vitória espetacular, pois a candidatura independente não tirará mais de 1 ou 2% aos socialistas e tirará alguns ao PSD. Isto é o que se diz no PS, onde acreditam que Virgílio Bento poderá ter nas urnas quando muito 15% ou nem isso porque o ponto alto foi o arranque pela simpatia e mesmo a malta dos professores e da cultura gosta dele mas vota PS.

    A menos que...
    ...Virgílio Bento tenha um terço, tanto como os outros
    ...o PSD/CDS esteja pronto para vencer e já não deslargue

    Ops! Se calhar o PS fez mal as contas e não devia ter andado oito meses aos tiros nos independentes como quem tem o rei no bucho porque o PS ganha sempre e tal, e a Câmara é socialista e tal, e o Tozé veio cá e tal, o Zé é da Guarda e pela Guarda e tal...

    Mas não. O que vale o Virgílio, coitadinho??? Nada.

    Da Guarda
    Pela Guarda
    Viva o PS

    45% para o PS
    22% para o PSD/CDS
    16% para a Guarda Primeiro
    9% para o Baltasar
    6% para o Bloco
    5% para a CDU

    É o que se diz pelo PS. 4-2-1.

    A ver vamos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondendo ao postador das 17.30, deixe-me aconselhá-lo a ter cuidado com arestas e superfícies pontiagudas, pois correrá o risco de rebentar, tal é o estado da sua gabarolice inchada! Como tal, convido-o a ver, amanhã Sexta-feira, uma reportagem que passará na SIC, onde poderá desfazer todas as dúvidas. Já agora, sugiro que depois, procure um cirurgião estético, pois as rugas geradas pelo desinchamento, não ficarão nada agradáveis, neste tempo de Verão.

      Eliminar
    2. A sua resposta só demonstra o seu grau de ignorância sobre este tema. Se não sabe, não fale nem invente.
      O que se diz pelo PS, é que o cenário está cada vez mais negro. Quando as pessoas virem a sondagem de hoje à noite, quando as pessoas perceberem em que posição aparece o PS em relação a Amaro e a Bento, vai-se perceber quem não vale nada e quem não puxa absolutamente ninguém.
      Aparentemente o Virgílio "coitadinho" ainda vai dar que falar.. Igreja, começa a dar à bicicleta senão vais ser o "carro vassoura" a limpar os restos que os outros deixam, acredita em mim!

      Eliminar
  8. Com o dr. Bento como candidato (natural) do PS, o resultado seria 6-1.

    ResponderEliminar
  9. O PS da Guarda está com uma equipa NAU.

    Não
    Acerta
    Uma



    ResponderEliminar
  10. E desde quando é que um candidato independente podia ter na Guarda mais de 10% ou 15%, se até o candidato independente à Câmara do Porto Rui Moreira vai aos 20% com apoio do Rui Rio e do CDS????
    Sem partidos, sem máquina e com meia dúzia de dependentes do taxo, como é que o Bento espera mais do que honrosamente ser eleito vereador?
    Não sonhem.
    A Guarda é e será sempre socialista e vai votar num grande presidente da Câmara, o DR. JOSÉ MARTINS IGREJA.
    A Câmara da Guarda é património do PS.
    Só alguma comunicação social local mais inventiva é que gosta de pôr os "independentes" na 1ª divisão.
    Venha a sondagem da SIC, para se perceber a verdade!!
    O próximo executivo terá 4 vereadores do PS, 2 do PSD/PP e o Bento.
    Se o o Bento desistir como devia ter feito terá 5 do PS e 2 do PSD/PP.
    Quando vier a sondagem Bento desiste.
    Os SOCIALISTAS não têm medo de sondagens!!!

    ResponderEliminar
  11. Então e a tracking pool?

    ResponderEliminar
  12. Para quem quiser saber antecipadamente o que vai acontecer a Bento..

    http://www.tribunalconstitucional.pt/tc/acordaos/20090446.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema não é o que vai acontecer a Bento, o problema é o que aconteceu ao PS, que foi "destruído" por meia dúzia...

      Eliminar