terça-feira, 16 de julho de 2013

Autárquicas

Depois do PSD apresentar a lista à Câmara, o cabeça de lista à Assembleia e as linhas gerais do programa esperava-se que as duas outras listas que vão disputar o poder tivessem preparadas iniciativas importantes de modo a serem ouvidas.
Nada disso aconteceu.
A lista do PS emitiu um comunicado a anunciar a constituição de um conselho consultivo, que deveria ter sido criado pelo menos há seis meses mas que só agora aparece, e a sua constituição. De memória é o seguinte: A. Curto, M. Carmo, J. Valente, C. Santos, F. Cabral, N. Almeida (faltam dois nomes que não me recorda quem são)
Da apresentação da lista nada de novo, vai ser um dia.
Já era A lista independente de Bento decidiu apresentar o mandatário António José de Almeida, que já era conhecido. As listas serão apresentadas em 4 de Agosto.
Não se esqueçam que há muita gente à espera de serem conhecidos alguns nomes para as listas à Câmara para tomarem uma decisão. Se tardam tanto a decidir-se podem chegar tarde.

8 comentários:

  1. Porquê, as eleições vão ser antecipadas?
    Virgílio mostra que é mais inteligente, espera que os outros se queimem e vai ter tempo para ajustar.
    Não se enervem.
    E veja a gente que esteve na apresentação do Dr. António Dias de Almeida, que não é apenas o mandatário é tudo o que representa

    ResponderEliminar
  2. Aqui tem mais uma vaga
    Eurequipa

    Tracking poll com trabalho de campo quinzenal + 2 (atrasa dois dias da semana em relação à amostra anterior, para cobrir variáveis), em que por cada novo inquérito novo é feita uma ponderação de 75% do resultado do anterior e são incluídos 25% de respostas validadas de amostra nova e assim sucessivamente.

    Trabalho de campo 7/8 de Julho (anterior: 21/22 de Junho)

    Virgilio Bento (ind): 36,1% (ant. 35,2%) - 3 vereadores
    Jose Igreja (PS): 30,2% (ant. 30,8%) - 2 vereadores
    Alvaro Amaro (PSD/CDS): 24,1%(ant. 24,3%) - 2 vereadores
    Mario Martins (PCP/PEV): 2,9% (ant 3,1%) - 0 vereadores
    Baltasar Lopes (ind): 0,4% (ant 0,6%)A DESAPARECER - 0 vereadores

    Nenhum dos indicados: 6,3% (ant. 6,0%)

    "Efeito Governo" acumulado ponderado na candidatura do PSD/CDS: -5,8%

    Este pode considerar-se o ponto de partida consolidado: Virgílio à frente e Igreja sem descolar.

    PSD/CDS apostam tudo na máquina de campanha de Amaro para tirar aos dois.

    Internamente considera-se que só a candidatura «Guarda com futuro» tem margem para crescer fruto da capacidade do seu cabeça de lista para captar votos na rua.

    A estratégia do discurso passa por poupar os independentes, porque Amaro acredita que a final vai ser disputada entre ele e Bento no pressuposto que as pessoas estão cansadas do PS na autarquia e o candidato é mau.

    Amaro vai querer na recta final afirmar-se como homem providencial e independente que deixa as bandeiras partidárias em casa, para que as pessoas escolham entre dois independentes: ele, que nada teve a ver com o passado; e Bento, que está ligado ao passado.

    Antes proporá a Bento um acordo de regime em nome da Guarda: ganhe qual ganhar fará uma coligação com o outro.

    Os estrategas apostam na irrelevância de Igreja nestas eleições e assumem que mais cedo ou mais tarde o PS carunchoso vai andar na rua a tentar salvar a honra, desde Abilio Curto. Será o momento esperado para mais uma "à Amaro", que pode passar pela clássica associação Polícia-Justiça-Política-Imprensa que no momento certo faça cair na Guarda uma bomba que arrase a gestão PS da Câmara.

    Por agora ia tentar com os amigos da imprensa nacional alguma coisa para tirar o sossego a uma certa família cuja senhora o irrita muito quando fala na rádio.

    Já assim foi. As armas são desiguais.


    Obrigado A Oliveira. Já tem matéria para fazer um gráfico de evolução destas sondagens. No final veremos.

    ResponderEliminar
  3. Nota e comentário:
    Só acredita quem quer. Uma fotografia é uma fotografia.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Só sei uma coisa, falar na apresentação da lista de construir 3 avenidas ( já mais que prometidas por outros!) mudar o mome a um teatro e arranjar mais umas "pseudocomissões" para estudar o estado da nação parece-me fraquinho! muito fraquinho!!! Afinal tanta "iminencia parda" e de programa que se veja, para já basicamente não se vê nada!!.

    Parece-me que esta vaga de mudança, mais parece apenas a contuinuação do anteriormente estabelecido, mudando apenas a filiação partidária.

    Resumindo a Guarda vai continuar a ser a principal perdedora no meio disto tudo.

    ResponderEliminar
  5. Relativamente ao post em sí penso que A. Oliveira tem razão, o atraso na apresentação das listas nesta altura do campeonato não é nada de bom; no entanto o balde de água fria que levaram os militantes do PSD pode trazer outros contornos.

    Por outro lado, e relativamente ao comentário das sondagens, elas são de 7 e 8 de Julho pelo que neste momento o "elan" deve ser diferente face à efectivação da apresentação da lista à autarquia. Será que os cidadãos da Guarda não estavam à espera de nada mais sonante e mais brilhante numa lista vinda formada por um dinossauro político como é Amaro.

    Há quem diga também que foi o que se arranjou ao nível de pessoas, pois as respostas negativas aos convites efectuados foram muitas (pessoalmente conheço três pessoas que declinaram o convite em integrar uma lista do PSD - e essas sim, eram pessoas que qualquer candidato e qualquer cidadão gostaria de ver numa autarquia).

    ResponderEliminar
  6. SOU DO PSD DESDE 1986 E FILIEI-ME POR CONVICÇÃO, POR ACREDITAR NAS LINHAS ORIENTADORAS DO PARTIDO EM SI. ACHÁVA QUE AS PESSOAS QUE POR LÁ ANDAVAM UM DIA IRIAM SAÍR E QUE A GUARDA ERA UMA EXCEPÇÃO À REGRA. HOJE PASSADOS 27 ANOS VEJO EXACTAMENTE AS MESMAS PESSOAS NO PSD DA GUARDA, AS MESMAS CARAS, OS MESMOS CACIQUES E OS MESMOS CONTROLEIROS. TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER UMA DAS NOVAS CARAS DA LISTA QUE ME DISSE APENAS QUE ESTAVA LÁ PORQUE LHE TINHAM PEDIDO E QUE NÃO CONTA QUE A LISTA GANHE.

    ResponderEliminar
  7. Bem, o seu anónimo acerta. Um dia depois o DN traz uma reportagem a lembrar a lista negra dos Raimundos
    Trate bem esse submarino, tem pinta de ser gordo e pesado e andar agora um bocado revoltado ;)

    ResponderEliminar
  8. O poder na Guarda está a sufocar o Igrejas. È tudo a pressionar o homem. Enquanto não fizer a lista e der de comer aos sem abrigo que tem a seu lado andam sempre sozinhos. Quando quiserem chamar os simpatizantes sozinhos ficarão.

    Eu Voto Vergílio com Gosto.

    ResponderEliminar