domingo, 20 de janeiro de 2013

Vai cair o mito dos rankings escolares?

A Universidade do Porto seguiu o percurso de cerca de 4300 alunos universitários inscritos naquela Universidade, e chegaram a uma conclusão que pode acabar com o mito dos Ranking, tal como são apresentados hoje.
 As escolas públicas preparam melhor os alunos para a Universidade as escolas privadas preparam para exames de entrada na universidade.
Os alunos das escolas privadas que aparecem nos primeiros lugares do ranking, não são os melhores alunos da Universidade, esses lugares são ocupados por alunos da escola pública.
A divulgação deste trabalho não está a passar ao lado das grandes notícias e mesmo para os maiores defensores da escola pública o estudo está a passar ao lado.
É evidente que, julgo eu, este ser o primeiro estudo que aborda este tema, e seriam necessários outros.

2 comentários:

  1. Essas escolas ditas privadas são bem públicas. Privadas era se os papás dos meninos pagassem a mensalidade para a frequentar. Agora sendo tudo financiado por todos nós, é privado porquê?
    Porque alguém usa o nosso dinheiro como quer e lhe apetece?

    ResponderEliminar
  2. Parece que finalmente alguém começa adar um rumo a esta discussão. É claro que as escolas privadas têm melhores resultados ( só aceitam os alunos que os garantam); os alunos têm planos de estudo que têm que cumprir, caso contrário são convidados a sair;não há alunos a perturbar a aprendizagem daqueles que querem aprender; os alunos agressivos não chegam a entrar na escola,.... (por aí fora)
    Quando se chega à universidade, o ambiente do colégio acabou, e tudo passa a haver igualdade ( se bem que, nos dias de hoje, já haja lecionações para este nível de ensino).
    Já agora cncordo com o anónimo anterior ... as escolas privadas são mais que públicas, veja-se o caso dos 8 milhoes dados ao grupo GPS..

    ResponderEliminar