quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Guarda: Em contraciclo Positivo

Na última segunda-feira o jornal Público publica um artigo com o balanço de 2012 das empresas que encerraram a actividade e as que abriram
Em relação à Guarda e durante 2012 abriram mais 190 empresas do que as que fecharam.
Diz ainda:
“Por outro lado, o distrito em que a abertura de negócios mais cresceu foi a Guarda, com um crescimento de 12,8%, em pleno contraciclo com o País”.
Estes números e percentagens valem o que valem e além disso eu não gosto muito destas percentagens de um único ano era preciso conhecer a tendência
A perceção que existe e que é precisamente ao contrário. Infelizmente. Parece e digo parece, porque não conheço os números, que o desemprego continua a aumentar no Distrito.  

2 comentários:

  1. Meu caro, como eu gostava que esta notícia fosse verdadeira... Será que o seu autor sabe onde fica a Guarda?! Será que esta personalidade percorreu as ruas das cidades, vilas e aldeias do distrito para fazer este balanço. Será que se deu conta do da ausência de compradores nas lojas, dos milhares e milhares de desempregados, das dezenas de pessoas que, todos os dias rumam ao estrangeiro pà procura de emprego... Mais uma vez se conclui que nem tudo o que aparece nos jornais é real... há muita imaginação (infelizmente!)

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo
    Esta notícia é verdadeira e quem a fez não tem que andar na rua.
    Sabe dua coisas: As empresas que fecharam e as empresas que abriram, a diferença foi a que está publicada.
    Estes números não são "martelados", são os registados.
    Se como escrevi, isto corresponde à criação de emprego, é outra discussão e são outros números.
    A Oliveira

    ResponderEliminar