sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Voltando às Fundações

A forma como o Governo está a tratar o tema das Fundações, tem sido, no mínimo opaco.
Não informa a razão da extinção, não informa a razão do corte aos apoios, não informa a razão da perda de utilidade pública.
Das fundações do Distrito da Guarda ou relacionadas com o Distrito serão pelo menos seis:
Fundação Côa Parque
Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida - Guarda
Fundação D. Laura dos Santos – Moimenta da Serra
Fundação Frei Pedro - Guarda
Fundação Augusto Gil - Guarda
Fundação Laura Arriaga – V. N. Tazem
Sabemos o que vai acontecer a duas.
A Fundação Côa Parque é extinta e a gestão vai ser feita a partir do Gabinete do Primeiro Ministro.
A Fundação Frei Pedro perde a utilidade pública. Estava curioso saber se o jornal Terras da Beira abordava o tema, mas esqueceu-se ou não teve tempo.
E as outras? Serão Fundações IPSS e passarão para outra fase?
A opacidade também é isto, não se informa o suficiente e depois especula-se. E os ganhos quem e como vão ser contabilizados? A Comunicação Social deve desempenhar o seu papel de informar.
Nota: Notícia do Público de hoje
“SNS já tem fundação”
“Um espaço de pensamento e de reflexão, sobre o SNS. Foi desta forma que Adalberto Campos Fernandes, da nova Fundação para a Saúde (FSNS) resumiu ontem os objectivos desta estrutura …”

1 comentário:

  1. A Fundação Frei Pedro é ou não uma IPSS?Considero uma panaceia o que o Governo realizou, sem seriedade e isenção,e as discriminações começam a surgir.
    Já, agora, a Fundação Augusto Gil que estatuto tem?Uma coisa é certa:foi-lhe cedido um terreno para construção que era do Ministério da Saúde e que hoje é seu património.Recebe do Estado, que é o povo português,dinheiros(subsídios) e isenções tributárias. Logo, nós, como portugueses e guardenses, não podemos ser alheios à orientação daquela fundação.Eles(associados, sócios) serão donos e gestores. E nós?
    Imagine-se uma insolvência ou dissolução daquilo.Aonde vai parar o património?
    Parece que a dita Fundação já ocupa o IPJ.Cuidado que pode ser uma habilidade para brevemente ser cedido ou vendido. E nós? Não contamos para nada?
    Sou muito crítico, relativamente ao funcionamento das Fundações.Mas gostaria que houvesse debate e uma explicitação clarividente do Governo sobre o tratamento desigual, aqui aplicado, na Guarda.Para bom entendedor..."salue"

    ResponderEliminar