quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Reorganização administrativa do Concelho da Guarda

1 - A Comissão da reorganização administrativa do Concelho da Guarda, não se criada, se nomeada se eleita pela Assembleia Municipal ou pelos Partidos Políticos, está prestes a concluir a proposta.
Do que sei, há algumas divergências, sobretudo nas freguesias urbanas.
A proposta de ficar uma única freguesia urbana não agrada sobretudo ao Presidente da Junta de S. Miguel da Guarda.
Os argumentos que apresenta são poderosos, desde a uma “visão polvista” até “às pessoas quererem pensar como dantes”, até “quererem tudo concentrado, tudo centralizado”. “Face a todos os argumentos e mais alguns a lei possibilita que S. Miguel da Guarda fique com a Arrifana e a Sé com S. Vicente”.
Se foram apenas estes os argumentos apresentados, eles são muito fracos e não conseguiriam convencer ninguém
 Fonte de informação: Jornal Terras da Beira de 20 de Setembro
2 – Alguém fez uma proposta de juntar várias Freguesias e anexas numa única Freguesia, porque se reconhece que há uma verdadeira identidade territorial e cultural entre elas.
A proposta teria sido chumbada pela comissão de reorganização, com o argumento de que ela ultrapassava em muito a lei.
Se isto é verdade, e eu acredito que sim, porque a minha fonte é fidedigna, está a fazer-se uma grande maldade àquele território.

2 comentários:

  1. Eu seu que dói muito viver uma vida numa "localidade" e a seguir, "por dá cá aquela palha" mudarem tudo... Mas vamos à Guarda, Sou da freguesia de S. Vicente, vivo há 47 anos (em vários locais) nesta freguesia; mas quis são os seus limites, onde começa a freguesia da Sé, onde termina a feguesia de S. Miguel (Não sei se sabia que a Escola de s. Miguel fica de facto em S. Vicente). Conhecia os dirigentes da Junta eram excepcionais,mas ... será que as responsabilidades e as obrigações não podiam ser desempenhadas só por uma autarquia ( creio que sim). É tempo de os nossos descontos serem utilizados com critério e racionalidade Com muita pena... Uma junta chega e sobra (isto porque a Câmara podia desempenhar as tarefas da junta ( tem pessoal que chegue)...(por agora chega!)

    ResponderEliminar
  2. Uma junta é demais. Chega bem.

    ResponderEliminar