terça-feira, 17 de julho de 2012

Empresários, Formação e QREN

1 – Título de Jornal
Um título do jornal Público era “Há muitos licenciados a esconder habilitações para arranjar trabalho”. Em subtítulo “A estratégia passa por ter vários currículos … relatos de quem já se sentiu prejudicado pelo excesso de habilitações”
2 – Dinheiro para formação
O Governo anuncia que vai desviar do QREN mil milhões de Euros para formação para ajudar a economia.

A - Este filme já é conhecido. Desviar dinheiro que deveria ser aplicado em investimentos produtivos é desviado para formação.
B – Os empresários não gostam de ter gente com habilitações literárias acima das necessárias para o desempenho do posto de trabalho. Querem gente dócil, ignorante e que não pense.
C – Os empresários querem este dinheiro apenas para a adaptação do trabalhador ao posto de trabalho e não para adquirir novos conhecimentos. Formação no posto de trabalho deveria ser um encargo exclusivo da entidade empregadora
D – As empresas de formação a metro voltam a esfregar as mãos.
E – O desperdício do dinheiro em formação vai continuar
Nota: Há dias numa conversa com um amigo de um concelho próximo dizia-me ele: Lá no meu concelho “é uma bandidagem”, os empresários não cumprem a palavra, não pagam ordenados e fazem o que querem e ninguém lhes faz nada. Fiquei embasbacado porque não tinha ideia disso.

Sem comentários:

Enviar um comentário