sábado, 23 de junho de 2012

“La Valse” e A Sagração da Primavera” no TMG

Nota de abertura: A minha cultura e a minha sensibilidade não foram preparadas para interpretar os corpos a dançar
Fui ver na quarta feira passada ao TMG dois belos espetáculos num única sessão.
Na primeira parte um filme de João Botelho a partir de “La Valse” de Ravel e bailarinos da CNB. Belas imagens da natureza com corpos em movimento.
Na segunda parte foi a Companhia Nacional de Bailado, ao vivo, a interpretar Stavinski e a sua “A Sagração da Primavera” com coreografia e direcção de Olga Roriz. Fui para lá às cegas. Nunca tinha ouvido a música nem sabia o tema que tratava.
Foi um belíssimo espectáculo visual de corpos em movimento, e eu fui construindo um enredo do que aqueles corpos estavam a representar.
Falhanço total, apenas entendi que uma bailarina dançava até à morte.
Fui documentar-me e o espectáculo começou a ter sentido. Rituais pagãos, tribos rivais, a vida e a morte e assim ficou mais belo o espectáculo.

Sem comentários:

Enviar um comentário