sexta-feira, 20 de abril de 2012

Crónicas quase iguais em dias desiguais

A propósito da proibição de fumar dentro de automóveis na presença de crianças, Ricardo Costa escreveu no Jornal Expresso uma crónica a manifestar-se contra, Batista Martins faz o Editorial do jornal Interior também sobre o tema. A não ser a “Rede Expresso” julgo que não há pontos de contacto mas o pensamento atravessou o País e sintonizou-os.
É interessante comparar:
Ricardo Costa, Expresso, 14 de Abril
Resumo com o principal:
Confesso que o meu filho mais novo gostava de cravar pasteis na pastelaria. Deixo o meu filho andar de skate e de patins sem capacete e joelheiras. Deixo os meus filhos subir às árvores e disparar pistola de pressão de ar e confesso os chocolates e os hambúrguer e atravessar a rua fora da passadeira… muito mais coisas que confessa, escreve e termina, “Pronto. Prendam-me já”.
Batista Martins, Jornal Interior, 19 de Abril.
Parte do Editorial, transcrição:
“Mas, de novo a bem da verdade, confesso que já levei a minha filha para a praia ao meio-dia; e que a deixo comer o que ela quiser, das batatas fritas aos hambúrgueres do McDonalds, passando pelas gomas ou pastéis de nata... E confesso que a exponho a doses de colesterol e de chocolates! E que em casa da avó apanha fumo da lareira! E confesso que também já atravessámos a rua sem ser pela passadeira! Vão prender-me?”
A originalidade é evidente.

3 comentários:

  1. "Tranquei-me no carro para escrever esta crónica como se fosse a última" (Ricardo Costa)
    "Não, não me tranquei dentro do carro para escrever esta crónica" (Batista Martins)
    O plágio no jornalismo não costumava ser crime?

    ResponderEliminar
  2. Finalmente alguém teve a coragem de por o dedo no que interessa. Continuem atentos e descobrem mais.
    Não é por acaso que estes "jornalecos" ainda andam por cá, mesmo não sendo de cá.

    ResponderEliminar
  3. Ò Batista, foste apanhado... Mais vale admitires o plágio...

    ResponderEliminar