domingo, 29 de abril de 2012

As Bogas do Caldeirão

Hoje um pescador, que avisou a GNR, sobre o aparecimento do peixe morto na barragem do Caldeirão contou-me o que pode ter acontecido com as bogas da Barragem do Caldeirão
Para o pescador, aconteceu uma coisa perfeitamente natural. As bogas precisaram de desovar e dirigiram-se para as ribeiras que desaguam na barragem. Como as ribeiras não levavam água suficiente, foram morrendo junto à foz das ditas ribeiras.
Mais me contou o pescador, este processo não aconteceu num só dia, foi ocorrendo ao longo de mais de 15 dias sem haver alertas e por ser natural. Quando a quantidade atingiu um valor importante é que foram surgindo os alertas.
 A convicção com que o pescador me contou esta versão, e de tão lógica, leva-me a acreditar que estava a falar verdade.
Conclusão: Não há chuva, as ribeiras secam e os peixes não os conseguem subir para desovar.
 (A Boga efectua migrações logo no início da Primavera para executar a desova a montante dos cursos de água corrente com pouca profundidade e de fundos de areia e cascalho, onde cada fêmea deposita entre 1.000 e 7.000 ovos. Durante a reprodução os machos apresentam minúsculos tubérculos nupciais por todo o corpo. Entre os ciprinídeos, a Boga é o primeiro a executar o processo de reprodução).

1 comentário:

  1. Esta história das Bogas parece uma fonte de dsitração. Mas distrair de quê?
    Ouvi o vereador que falou disto e ele não sabia de nada e depois não ouvi mais nada de importante. Ficamos na ignorância e satisfeitos com a analise de um pescador.

    ResponderEliminar