quinta-feira, 29 de março de 2012

Exames do 4º e 6º anos

Penso que a realização de exames nos 4º e 6º anos de escolaridade, com atribuição de notas que contam para o futuro e a retenção no respectivo ano se não passarem, é um grande retrocesso.
Os jovens vão passar a adquirir muito menos conhecimentos porque, o que vai acontecer, como já acontece nos níveis seguintes, é que os professores passam a preparar os alunos apena para os exames, deixando de lhe ensinar o que não é essencial para o dito exame.
Com estes exames em final de cada ciclo daqui por pouco tempo vão também exigir exames de fim de ciclo nos jardins de infância, que como se sabe, até já fazem festas de fim de curso com direito a diploma.

1 comentário:

  1. Concordo plenamente com a sua posição nesta matéria. Infelizmente, confunde-se adquirir conhecimentos com treino intensivo de técnicas (veja-se o caso particular da Matemática). A ideia dos exames como sendo a panaceia para todos os males do nosso ensino é errada e não passa de uma bandeira política que tenta mascarar a incompetência e falta de ideias concretas do acual ministro da Educação e Ciência.

    Jorge Manuel Mendes

    ResponderEliminar