quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O “Mundo Aqui”, Altitude

Na última segunda feira ouvi o “Mundo Aqui”, Rádio Altitude. Só ouvi parte, entre as 11H30 e o final cerca das 11H50.
Como candidato a comentador/intérprete, eis a minha leitura do que ouvi do entrevistador:
1 - Os políticos para comparecerem nos eventos precisam de convite e se não lhes cheira não aparecem.
Infelizmente acontece o mesmo com a sociedade civil e muitíssimo com os jornalistas. Estes raramente aparecem e esperam sentados pelas “News Letters”
2 – O executivo Camarário não reúne e só responde aos jornalistas quando há reunião de Câmara.
A relação da Rádio com o Executivo Camarário é uma relação “Post It”. Vão enviando umas perguntas em “Post It” e de 15 em 15 dias quando há reunião de Câmara o Executivo responde.
3 – Um inquérito realizado sobre o que de bom se passou na Guarda em 2011 e realizado na Assembleia Municipal deu o seguinte resultado: Eduardo Lourenço e Manuel António Pina, pelos prémios recebidos.
Não é de admirar e é natural que seja assim. Os jornalistas não estão preparados para falar do que é bom, estão ensinados a dizer o que é mau. Se algum jornalista se atreve a elogiar alguém ou alguma coisa arrisca-se a ser proscrito
4 – O entrevistador disse que a seguir “ia ser mauzinho”.
Ele nas entrevistas não é só “mauzinho” às vezes, muitas, é “venenozinho”

(Nota de rodapé: Parece que está a dar um novo mal ao jornalismo da Guarda. Há alguns que estão a ser a “Voz do Dono”. É para ir seguindo com cuidado.)

13 comentários:

  1. O jornalismo da Guarda é uma nódoa. Cambada de paus mandados com interesses familiares nas instituições públicas pagas por todos nós. O s convites são feitos aos maçons e não a quem demonstra interesse em participar ativamente. Só confio na blogosfera da Guarda os jornais/revistas/rádios e afins são lixo. Algum dia alguém o convidou p/ o programa/entrevista apesar da sua atitude interventista na vida social da cidade? Não. mas olhe eu cá vou lendo sempre o seu blogue e alguns que merecem credibilidade. Continue a Guarda precisa de si.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo0620:
    Obrigado pela leitura.
    Para ir a essas coisas não preciso de convite. Quando quero ir arranjo sempre maneira de lá chegar, no entanto tenho sido menos interventivo do que gostaria.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Mas afinal quem entrevistou quem sobre o quê?

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo 0857:
    O programa "O Mundo Aqui" é um espaço da Rádio Altitude, o melhor espaço da rádio, em que Rui Isidro entrevista/fala com cinco pesoas ligadas á Guarda: Dr Pereira da Matos, Dr. Álvaro Guerreiro, Dr. Américo Rodrigues, Dra. Isabel (Directora da USF Ribeirinha) e Dr. António José Almeida, um por semana.
    O caro anónimo não deve andar informado destas coisas.
    Se quer saber quem entrevistou quem oiça a entrevista no seu computador
    Um abraço
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Este pessoal novo nao ouve rádio apenas lê a blogosfera por isso andam com o cérebro queimadinho..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rigorosamente, foram poucos os casos e os momentos da História do jornalismo da e na Guarda com verdadeiros jornalistas. Quase sempre muito fracos,com deficiente formação (na escrita e na cultura), dependentes do pão de cada dia,("Trabalhar não posso, cavar tenho vergonha"),marcados pela dependência de quem ordena, de quem é dono e, ainda, imbuídos de espírito mesquinho, bairrista e um pouco ou muito intriguista, consoante os momentos políticos.É difícil " levar a sério" programas de rádio, artigos jornalísticos...com alguns protagonistas. Mas é a vida e é o que temos.Quem é ouvinte ou leitor deverá ter espírito muito crítico.

      Eliminar
  6. mais outro que nunca deve ter sido convidado

    ResponderEliminar
  7. Por esses lados não se fazem convites. Pagam-se ou cobram-se favores.

    ResponderEliminar
  8. Mais um momento para alimentar o ego de quem gostava de ser mais o que m jornalista de interior.

    ResponderEliminar
  9. O exercício da direcção de órgãos de comunicação social da Guarda, mormente um com a importância histórica do citado Rádio Altitude, devia estar confinado a cidadãos de reconhecida idoneidade, inequívoco prestígio social e sólida formação humana e intelectual. Devia ser um colégio consultivo a ouvir as propostas das instituições e de sectores mais representativos da sociedade local e regional, escolhendo após um escrutínio imparcial e rigoroso. O Prof. Doutor J. M. Trigo Mota Romana, que tão bem aqui caracterizou as deficiências gritantes de quem exerce o lugar porque apenas terá caído nas boas graças do dono, seria sem dúvida alguma uma das pessoas certas, e provavelmente o único à altura, pela sua maciça formação, de fazer o Rádio Altitude alcançar o prestígio colocado nas mesmas funções pelo Pe. Doutor Mendes Ardérios, pelo Con. Doutor Cunha Sério e pelo Mons. Doutor Geada Pinto, respectivamente os directores dos impolutos semanários Terras da Beira, A Guarda e O Amigo da Verdade.

    ResponderEliminar
  10. Na Guarda a comunicação social está comprada! Um empreguinho p a prima, o primo, a nora, a filha ...a esposa. Tudo é dinheiro. Vendidos. O s candidatos sao os vendilhoes do século sem curriculo..sem nada!
    pergunto qual a experiência profissional mais relevante dos políticos atuais da nossa praça para o exercício de funções política/autarquicas?


    Só ca..ca...

    Aguardo um exemplo?

    ResponderEliminar
  11. Realmente, lendo o anonimo das 4:44 dá para refletir, são quase só padres a mandar na imprensa da Guarda

    ResponderEliminar
  12. Ou são padres ou pretendentes a líderes espirituais. Seja de uma forma ou outra a qualidade continua inexistente. E continuamos a ter a parcialidade que o dinheiro manda ter

    ResponderEliminar