sábado, 6 de agosto de 2011

Carros de alta cilindrada

A voz popular e também os jornalistas, comentadores e agora ministros quando querem falar de carros de luxo dizem: são carros de alta cilindrada.
Não sei como se generalizou ests expressão que não condiz nada com a realidade.
Vejamos três carros:
1 – O meu carro tem 1800 cm3 de cilindrada, 170 cavalos de potência, bancos de couro, rádio com leitor de CD e MP3, Computador de bordo, vidros eléctricos, Air-Bags vários, jantes de liga leve, Chave com comando a distância e outras mariquices.
2 – O carro do meu amigo tem 3000 cm3 de cilindrada, 80 cavalos de potência, bancos em napa e pano, não trazia rádio, não tem computador, os vidros são manuais, não tem Air-bag, as jantes são de chapa, a chave é grande e clássica.
3 – O carro do meu vizinho tem 1500 cm3 de cilindrada, 210 cavalos de potência, descapotável, bancos de coiro, rádio, telefone mão livres, vidros e capota automática e tantas outras mariquices que pode imaginar.

Qual dos três carros é de alta cilindrada? Qual deles é o mais caro? Aposto que não adivinham.

2 comentários:

  1. Fod@-se uma cabeça vaga pensa nestas cenas que não servem para um caralh@! Muito bem. Coloque o cérebro ao serviço do povo

    ResponderEliminar
  2. Ainda vai ter de mostrar como mete 210 cavalos de potência num carro de 1500 cm3 de cilindrada, mesmo com turbo. Ou como um carro com 3000 cm3 de cilindrada só tem 80 cavalos, mesmo a gasóleo e sem turbo.
    Mas tem razão quando se irrita com a expressão, transformada já em insuportável cliché.

    ResponderEliminar