domingo, 8 de maio de 2011

Futuro Primeiro-Ministro

À medida que se vão conhecendo sondagens os candidatos a Primeiro-Ministro reagem como os especuladores bancários, ficam em depressão nervosa.
Na minha opinião nenhum dos três candidatos a Primeiro-Ministro o será.
Passos Coelho afirmou que não governará com Sócrates e agora afirma que não governará com o PS, com este ou com o outro que não sei qual é.
Com o CDS não quer coligação e Paulo Portas já afirmou que também é candidato a Primeiro-Ministro e para fazer alianças pós-eleitorais o preço a pagar será elevado. A Passos Coelho resta-lhe ter a maioria absoluta o que não é credível.
Com Sócrates ninguém quer governar e se ganhar as eleições não será com maioria e por isso não conseguirá formar governo nem ser Primeiro.
Não ganhando as eleições o Paulo Portas poderia querer formar governo mas nem Passos nem Sócrates ficariam subalternos de Portas.
O que resta então?
O Presidente da República pedirá ao partido vencedor que escolha uma figura para Primeiro-ministro que não seja o Secretário-geral e pedirá aos outros partidos que não queiram impor o seu e escolham outra figura para os representar.
Iremos ter um governo tripartido, troicado, ou como quer que se lhe chame, sem as figuras primeiras que serão relegadas para segundo plano fazendo figura dentro do partido.
Este é o meu prognóstico.

Sem comentários:

Enviar um comentário