domingo, 17 de abril de 2011

Informar ou baralhar?

A missão de um jornalista é informar. Mas há quem goste de baralhar ou não se preocupe em procurar a informação.
Vem isto a propósito das 7 maravilhas da gastronomia e do queijo da serra e o que escreveu o jornal “Interior”
“ … o que é incompreensível é que o queijo da Serra seja considerado como um produto da Beira Litoral. Será um erro grosseiro, um lapso de alguém ou resultado de uma candidatura apresentada por algum revendedor de Coimbra ou de Aveiro? E se se confirmar esta última opção, o que andaram a fazer as associações de produtores, Câmaras e entidades de desenvolvimento da Serra da Estrela para deixarem “roubar” esta iguaria serrana? Nada, pelos vistos. Resta à organização do concurso esclarecer como é que o queijo da Serra foi deslocalizado para o litoral.
É caso para perguntar: O que andou a fazer o jornalista para não se informar?

Tentativa de esclarecer o mistério da candidatura:
A candidatura do Queijo da Serra foi feita pela “Confraria do Queijo da Serra”
A Confraria do Queijo da Serra fica sediada em Oliveira do Hospital
Oliveira do Hospital fica na Beira Litoral
A produção de queijo da Serra é autorizada em Oliveira do Hospital
Até podia ser feito em Coimbra, Idanha ou Foz Côa porque eu ainda me lembro dos grandes rebanhos da Serra fazerem a transumância para os campos de Coimbra, campos da Idanha ou para o Douro e aí se faia o queijo da Serra.

1 comentário:

  1. Muito bem, mas também é verdade que a candidatura do queijo da Serra foi subscrita por todos os concelhos que participam nele, sendo a maioria do interior. Para além de todas as justificações parece-me um exagero de forma indexar a localidade do produto à localidade da entidade que o candidatou.

    ResponderEliminar