sexta-feira, 20 de março de 2009

Um prémio equivalente a "Nobel" ganho por um Guardense

Do site da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, transcrevo:

Investigador da FCTUC galardoado com o "Nobel" da Fiabilidade Informática



Uma Tecnologia Inovadora para avaliar mecanismos de protecção de segurança da Internet de forma a que esta possa ser mais segura, desenvolvida pelo investigador José Fonseca, do grupo Software and Systems Engineering, do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e Docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, acaba de ser distinguida com o mais importante Prémio Científico do Mundo na área da Fiabilidade de Sistemas Informáticos - William Carter Award 2009.
O William Carter Award, instituído em 1997, é considerado o “prémio Nobel” da área da Fiabilidade Informática. Normalmente são as melhores universidades do mundo como CMU, Stanford, Illinois, Princeton e Texas-Austin a conseguir tão alta distinção. Coimbra venceu pela segunda vez, o que “demonstra bem que a FCTUC é uma escola de referência na área da dependability (fiabilidade) de sistemas. É um feito notável que, em 13 edições do prémio, a Universidade de Coimbra tenha conseguido obter por duas vezes esse reconhecimento. É a única nessa situação e é um feito que mostra a excelência da investigação realizada em Portugal, e no CISUC em particular. A nível pessoal, este prémio representa um importante reconhecimento da comunidade científica, pelo trabalho desenvolvido”, afirma José Fonseca.
Para os orientadores do trabalho científico, Henrique Madeira e Marco Vieira, “É o reconhecimento máximo que investigadores da área de Dependable Systems (Sistemas Confiáveis) podem ter. Este galardão reconhece a excelência da investigação realizada na FCTUC e não temos dúvidas de que este trabalho científico dará origem, a curto prazo, a produtos comerciais que permitirão aumentar a segurança dos computadores. Nunca a área da segurança informática colocou tantos e tão grandes desafios aos informáticos no desenvolvimento de computadores e software confiáveis para evitar perdas muito graves”.

Nota: Para quem não saiba José Fonseca é filho de Alberto Fonseca e Evelina Coelho

2 comentários:

  1. Tal como o pai também veio dar aulas para o IPG. Ou não fosse o IPG uma instituição pouco séria que arranja tachos a filhos de professores.

    efectivamente este jovem não prescisa de ajudas tirou a lic. em electrónica e telecomunicações na universidade de Aveiro ao que se sabe a melhor na área. Mas a verdade é que foi dar aulas para o IPG, por o pai estar lá...


    é isso mesmo, doí mas é verdade, país das cunhas...

    ResponderEliminar
  2. O que envergonha mais neste país e nesta cidade mesquinha são este tipo de coisas!!!!

    Ganha-se um prémio mundial, onde as cunhas não contam e, o que se tem a dizer é isto!!!!

    Francamente...

    Será que quem escreveu isto, conhece a pessoa? A investigação?

    Eu sinto orgunho em ter sido uma pessoa da Guarda. É pena que não haja mais pessoas destas na cidade e se calhar poderiamos ter outro papel a nível nacional. Num local onde os meios naturais são tão agrestes e a localização geografica não ajuda, O que interessa é que um conterraneo contribuiu mundialmente e de forma positiva.

    PS (será que o que se quer da Guarda, é que se continue a exportar, o que a Guarda sabe fazer de melhor, o capital humano???)

    ResponderEliminar