quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Monumentos "NA" Guarda – 1º

Cineteatro da Guarda, que já foi e era para ser "TMG", edifício de escritórios, Centro Comercial, Chinatown e outras coisas mais. Agora é a ruína.

Nota: Chamam-se monumentos aos edifícios, máquinas e objectos, públicos ou privados, com os quais se gastou muito dinheiro e estão abandonados, sem préstimo e a agredir a paisagem.


2 comentários:

  1. Desculpe, não percebi uma coisa no texto que escreveu junto com a foto da fachada do cineteatro da Guarda: "sem préstimo e a agredir a paisagem". Isto é a sua opinião sobre aquele edifício, ou sobre o que lhe está a acontecer, que é o facto de as autoridades da guarda não conseguirem encontrar uma utilização digna do tipo de arquitectura daquele edifício, único na cidade e que se destaca, mesmo que tristemente abandonado.
    A mim custa-me ver este edifício abandonado e ver o novo teatro da guarda numa pose muito altiva perante este velhinho. Não menosprezo o novo teatro mas parece-me que seria bem mais interessante articular a cultura da cidade entre estes dois edifícios, não deixando fugir a 7ªarte – o cinema, para um outro edifício espelho da arrogância que a arquitectura pode atingir e espelho da decadência da sociedade: o monstruoso "vivaci Guarda".
    De facto é pena que a Guarda muitas vezes queira ser como as grandes cidades e se esqueça de aproveitar e explorar as vantagens de não ser uma grande cidade. A Guarda podia ser um centro de cultura na beira alta, se compreendesse que não é por ter centros comerciais que é contemporânea.

    ResponderEliminar
  2. A nota "sem préstimo e a agredir a paisagem" não sw refere especificamente ao Cine-teatro, mas ao conjunto de ruinas que foram sendo publicadas e que muitas vezes só agridem a paisagem.
    O cine-teatro estásem préstimo e não são as autoridades públicas da Guarda os principais culpados, os privados têm muita culpa.
    A Oliveira

    ResponderEliminar