domingo, 22 de fevereiro de 2009

Manteigas






Ontem fui à minha quarta Terra, Manteigas
Para quem não saiba, Manteigas é um Concelho com cerca de 4000 habitantes e tem quatro freguesias.

A sede, Manteigas. É uma vila com duas Freguesias, duas Paróquias, já teve dois párocos, agora só tem um, tem duas Igrejas e creio que tem, ou já teve, mais que um Bispo, tem dois Agrupamentos de Escutas, duas Bandas de Música, duas piscinas públicas, duas Bombas de Gasolina, dois Semáforos ou mais, dois jardins com duas fontes de repuxo, creio que dois Conjuntos Musicais, e provavelmente mais alguns pares que me estou a esquecer.

Tem Escola 2/3, um quartel de Bombeiros, um Quartel da GNR, um Rancho Folclórico, um Grupo de Teatro, um Grupo Coral, um Conjunto de Música Popular, um Centro Cívico, um Centro de Saúde, uma Misericórdia e mais umas dezenas de Associações Culturais e Recreativas, etc.

Para ser Cidade só lhe faltava uma coisa: Rotundas. Não sei se farão falta, não sou especialista de trânsito, mas o que parece certo é que vão construir duas.

Ontem aproveitei o dia em Manteigas para assistir à abertura da Feira das Actividades Económicas. Os políticos nacionais não quiseram nada com Manteigas, ficaram do outro lado da Serra.
Na minha opinião, o local e o modelo já estagnou. Colocar no mesmo lugar, exíguo, o Comércio, a Indústria, os Artesãos, as Organizações Institucionais, as Associações Culturais Recreativas e Desportivas, as Organizações não Governamentais e um pouco de tudo do que existe em Manteigas, é como se costuma dizer meter o Rossio na rua da Betesga.
Seria altura de repensar os moldes, podendo passar pela localização em dois locais distintos e separando a “Economia” das “Associações”.
Até à próxima

1 comentário:

  1. Olá :)
    O Blogue dos Manteigas de visita ;)
    Um sorriso,
    http://bloteigas.blogspot.com/

    ResponderEliminar